farma nossa
Guiamg
Coronavírus

Coronavírus: Com chegada da doença ao Brasil, o que realmente funciona para se proteger?

É lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos.

26/02/2020 09h58Atualizado há 1 mês
Por: Irineu Castanheira
Fonte: BBC
GETTY IMAGES
GETTY IMAGES

Com a rápida disseminação do novo coronavírus e a possível chegada ao Brasil, com o primeiro paciente com teste positivo para a doença, as pessoas têm cada vez mais se perguntado como se proteger.

A BBC News Brasil conversou com infectologistas e colheu as principais recomendações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), o Serviço de Saúde britânico (NHS) e do Ministério da Saúde brasileiro nesse sentido.

A principal — simples, porém bastante eficiente — é lavar as mãos com sabão após usar o banheiro, sempre que chegar em casa ou antes de manipular alimentos.

O ideal é esfregar as mãos por algo entre 15 e 20 segundos para garantir que os vírus e bactérias serão eliminados — de acordo com Fernando Spilki, presidente da Sociedade Brasileira de virologia, o tempo para se cantar dois "Parabéns a você".

Essa é uma orientação básica para evitar uma série de doenças e é eficiente especificamente contra o coronavírus porque ele é um vírus envelopado.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários