Guiamg
Uberlândia Integrada

Fundação da trincheira no trevo Ivo Alves Pereira é iniciada

A fundação de uma das obras mais esperadas pelos moradores de Uberlândia foi iniciada

19/12/2019 16h23
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU
Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Nesta quarta-feira (18), a fundação de uma das obras mais esperadas pelos moradores de Uberlândia foi iniciada. Trata-se da construção da trincheira no trevo Ivo Alves Pereira, na avenida Getúlio Vargas, conhecido também como Trevo do Topas. A ordem de serviço para o início da intervenção foi assinada há menos de três meses pelo prefeito Odelmo Leão e, desde então, os operários fizeram os preparativos necessários para a intervenção, como desvios no trânsito, adaptação das redes de água e esgoto, terraplanagem e serviços de ferragem.

No início da tarde de hoje, aconteceu a perfuração da primeira estaca de fundação, que possui oito metros de profundidade. Para o processo, foi necessário utilizar uma máquina de hélice contínua, que consegue perfurar o solo e inserir o concreto logo em seguida. Para construir a trincheira, o projeto prevê a colocação de mais de 400 estacas, que variam de oito a 18 metros de profundidade.

Todos os serviços são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras e executados pela Dreste Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil.

Com um investimento de mais de R$ 10 milhões, o trecho é ponto de acesso a mais de 15 bairros da região oeste e à MG-497. Depois de concluída a trincheira trará benefícios diários para mais de 50 mil motoristas e cerca de 30 mil usuários do transporte público. Uma destas pessoas que passa lá diariamente é Vinícius Batista, que mora na região há muitos anos. “Essa obra é excelente e será um bem para toda a sociedade, principalmente para os moradores do Jardim das Palmeiras, Canaã e de toda essa região”, disse. 

Uberlândia Integrada

A trincheira é mais uma intervenção da etapa II do programa Uberlândia Integrada, retomado pelo prefeito Odelmo Leão em novembro de 2018. No total, serão cerca de R$ 240 milhões investidos na construção de pontes, trincheiras, prolongamento de vias e recapeamento.

O montante é fruto do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), feito junto à Caixa Econômica Federal. A iniciativa consiste no maior pacote de obras viárias da história cidade. “A mobilidade urbana deve ser tratada como uma prioridade porque reflete diretamente na qualidade de vida da população. Estamos trabalhando duro para finalizar todas as intervenções e, assim, atender às necessidades do nosso povo”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito, o programa já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua primeira etapa, como o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo.

freelancer

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.