farma nossa
Guiamg
Parque Linear

Parque Linear do Uberabinha passará por revitalização

Projeto prevê reconstrução da calçada com extensão de 4.445 m², construção de um canteiro central, rampas de acessibilidade e melhorias nos equipamentos

19/12/2019 16h18
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU
Divulgação
Divulgação

O ano termina com uma boa notícia para os moradores dos bairros Jaraguá, Daniel Fonseca e adjacências. Na manhã desta quinta-feira (19) foi assinada a ordem de serviço para recuperação e restauração da infraestrutura e equipamentos do Parque Linear do Uberabinha. Os serviços serão executados na margem direita do rio – trecho entre as avenidas Afrânio Rodrigues da Cunha (ponte do Getúlio Vargas) e Fernando Vilela e, na margem esquerda, entre as avenidas Getúlio Vargas e Presidente Kennedy. O parque, inaugurado em 2010 (durante a segunda gestão do prefeito Odelmo Leão), conta com uma área de 100 mil metros quadrados e extensão linear de 1.150 metros.  

A revitalização é resultado de uma parceria entre o Dmae (por meio do Programa Buriti), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e o Ministério Público Estadual. A obra terá investimento de R$ 600 mil, a ser executada pela empresa Luma Engenharia (vencedora da licitação). A previsão para concluir os trabalhos é até o final do primeiro semestre de 2020. O Dmae também executou em 2018 a obra de revitalização do Parque da Represa, no bairro Luizote.

O prefeito Odelmo Leão destacou o benefício para os moradores do entorno e frequentadores do parque linear.  “Esta é mais uma ação que mostra o empenho da Prefeitura em melhorar os espaços verdes de Uberlândia, correspondendo às expectativas da população, principalmente, os moradores daquele setor que vão estar motivados a utilizar a área revitalizada”, afirmou.

De acordo com o vice-prefeito e diretor geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, a gestão do prefeito Odelmo Leão tem uma preocupação com as áreas verdes e para isso procura ampliar e melhorar. “Nosso objetivo é oferecer mais conforto para os moradores do bairro Jaraguá, Daniel Fonseca e Tabajaras”, destacou.

Moradora próxima à área verde, Edmilza Naves da Silva ressaltou que a revitalização vem em boa hora. “Com as melhorias, pretendo voltar a fazer caminhadas no parque, porque acredito que a iniciativa vai trazer mais segurança e um novo visual, Contudo,é importante que todos se conscientizem e preservem o parque”, disse.  

Melhorias

O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos prevê reconstrução da calçada com extensão de 4.445 m²; reparação e pintura dos bancos; renovação dos aparelhos de ginástica; recolocação de lixeiras; reparo do meio fio e sarjeta, construção de um canteiro central e rampas de acessibilidade; instalação de guarda-corpo e melhorias na pista e na sinalização da ciclovia.

Os dois postos de apoio do parque, localizados próximos às avenidas dos Mognos e Fernando Vilela também serão beneficiados com a substituição da escada metálica por uma escada em concreto armado, do módulo do bicicletário e também de toda a fiação elétrica, instalação de bebedouros e grelhas para escoamento pluvial.  A passarela sobre o rio entre a avenida Geraldo Mota Batista e a rua do Cedro também ganhará quatro postes de iluminação pública.

Revitalização do Parque Linear do Rio Uberabinha

 – Execução de nova calçada

– Instalação de 2 bebedouros

– Instalação de 14 lixeiras basculantes

– Renovação dos equipamentos de ginásticas

– Construção de um canteiro central e rampas de acesso

– Limpeza, pintura e impermeabilização dos bancos de concreto

– Limpeza e conserto de bancos em granitina

– Reconstrução de sarjeta e meio fio em concreto

– Novo projeto elétrico, execução e recuperação da fiação elétrica

– Execução de uma escada em concreto armado

– Instalação de guarda corpo com tela e corrimão em ferro

 

– Conserto e manutenção da estrutura metálica (lixeiras, placas, bicicletários)

freelancer

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários