Guiamg
Esporte

Festivais esportivos contam com a participação mais de 700 crianças

Eventos realizado dia 27/04, pela manhã no UTC e, à tarde, no CIE

27/04/2019 19h26
Por: Irineu Castanheira
Fonte: SECOM
Divulgacao
Divulgacao

O sábado foi movimentado com os festivais esportivos promovidos pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). No período da manhã, no Centro Municipal de Alto Rendimento - UTC, mais de 500 crianças de 7 a 17 anos, das escolinhas do Viva Mansour, Vila Olímpica, Poli Roosevelt e do próprio UTC participaram dos festivais de natação e vôlei. Isso enquanto à tarde, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), mais de 100 crianças e adolescentes, dos núcleos Jardim Brasília, Lagoinha, UTC e CIE, mostraram no tatame aquilo que é praticado no dia a dia, nas aulas. Sem caráter de competição, os festivais contaram ainda com grande apoio e presença de pais e familiares das crianças.

“Os festivais são um incentivo a mais para a criança continuar no esporte. Promovemos periodicamente este tipo de atividade nas mais diversas modalidades. A ideia é que os professores possam avaliar o desempenho dos alunos, que os pais possam prestigiar seus filhos e a meninada interaja e se divirta por meio da prática esportiva”, disse Emerson Brasileiro, diretor de esportes da Futel.

Vibração da família

Nas arquibancadas da piscina olímpica do UTC, pais, mães e familiares das crianças acompanharam de perto e torceram muito pela garotada, que, após a participação, foi premiada com medalhas e lanche gratuito. "Além do desenvolvimento físico, a natação tem contribuído muito na parte disciplinar do meu filho Daniel, de 13 anos. Este tipo de evento é importante também para a socialização e interatividade entre as crianças”, disse Robson Machado, morador do bairro Luizote de Freitas.

No ginásio Homero Santos, o festival de vôlei também recebeu mais de 100 meninos e meninas, que encararam os jogos com seriedade. Nas arquibancadas ou à beira da quadra, pais e familiares acompanharam atentamente e vibraram com cada jogada que acontecia na quadra.

“O vôlei é tudo para a minha filha. É muito difícil conseguir uma vaga aqui no UTC, mas consegui e ela está aqui feliz praticando a modalidade e fazendo novas amizades. O esporte está ajudando muito no desenvolvimento físico, mental, na socialização e na questão disciplinar”, disse a moradora do bairro Glória, Lilian Cristina, mãe de Maria Eliza de 13 anos.

No festival de judô, o professor da Futel, Danilo Abdala, destacou a importância do aumento no número de vagas para prática da modalidade. “Além dos núcleos Jardim Brasília e Lagoinha, temos agora a iniciação ao judô no UTC e no CIE. A procura tem sido grande e, assim, a quantidade de crianças e adolescentes tem aumentado a cada dia”, declarou Abdala.