Guiamg
Consciência Negra

Prefeitura celebra Dia da Consciência Negra com programação especial

EVENTOS SÃO GRATUITOS E OCORREM NO TERRERÃO DO SAMBA, BIBLIOTECA SESI E CEU SHOPPING PARK

20/11/2019 14h04Atualizado há 4 semanas
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU
Divulgação
Divulgação

Para promover cada vez mais a conscientização sobre a importância da igualdade entre as pessoas, a Prefeitura de Uberlândia realizará, nesta quarta-feira (20), uma programação especial e gratuita para celebrar o Dia da Consciência Negra.  Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, duas exposições reforçam a importância de se refletir sobre o tema na sociedade atual. Além disso, o Município apoia, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), o Festival Afroresistência, que acontece a partir das 12h no Terrerão do Samba.

A Diretoria de Igualdade Racial (Diigual) está à frente das ações em comemoração à data. A diretora Pollyanna Fabrini destaca a importância de ter uma programação cultural que estimule a reflexão sobre a realidade social e vivência em prol de mais igualdade. “O nosso foco principal é fortalecer e difundir as relações étnico-raciais, promovendo uma visão mais plural sobre a realidade na qual estamos imersos”, ressaltou.

Programação

O Festival Afroresistência reúne o sambista baiano Nelson Rufino, apresentações de Congado com o Terno Pena Branca, slam (poesias faladas e dramatizadas) com o grupo Zumbi dos Palmares e muitos outros artistas. Durante o evento serão conhecidos os vencedores do “Concurso de Poesia de Afro-Resistência”, da Escola Municipal Professora Olga Del´Fávero e Escola Estadual Mário Porto. Serão distribuídos dez prêmios de R$ 100 para os donos cinco melhores trabalhos de cada escola.

A presença de negros e negras no mercado de trabalho é tema da exposição Fotobiografia, em cartaz até o próximo dia 30, na Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento. A mostra conta a história de escritores, poetas, professores, atrizes, jornalistas, artistas e assistentes sociais negros de todos os tempos e lugares do Brasil.

Também até o dia 30, a população pode conferir a exposição biográfica Grandes Personalidades, que enaltece a representatividade do negro no contexto histórico-cultural. A mostra está em exibição no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do bairro Shopping Park. Às 19h desta quarta-feira (20), no espaço, será exibido gratuitamente o filme Corra!, do diretor Jordan Peele.

Prestigie!

Exposição Fotobiografia
– Onde: Biblioteca Sesi – Avenida Cesário Crosara – Praça Guilherme Paraíso, Roosevelt
– Quando: até 30/11 – de segunda a sexta, das 8 às 18h

Exposição Grandes Personalidades
– Onde: CEU Shopping Park – Rua Juvenília Mota Leite, 700, Shopping Park
– Quando: até 30/11 – de segunda a sexta, das 7 às 18h

Exibição do filme Corra!
– Onde: CEU Shopping Park – Rua Juvenília Mota Leite, 700, Shopping Park
– Quando: nesta quarta (20), às 19h

Festival Afroresistência
– Onde: Terreirão do Samba – Avenida das Américas, 390, Morada da Colina
– Quando: a partir das 12h desta quarta (20)

 

Todos os eventos são gratuitos.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.