Guiamg
Santa luzia

Parque Municipal Santa Luzia

O Parque constitui-se numa das poucas reservas de verde que resistiu à expansão acelerada da malha urbana de Uberlândia.

01/11/2019 18h43
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Irineu Castanheira
Fotos: Irineu Castanheira
Fotos: Irineu Castanheira

Características gerais

O Parque constitui-se numa das poucas reservas de verde que resistiu à expansão acelerada da malha urbana de Uberlândia.

A área é quase toda ocupada por vegetação nativa, onde encontramos diversas nascentes formadoras do Córrego Lagoinha. Esse córrego abrange bairros densamente povoados, como o Santa Luzia, o Pampulha e o Vigilato Pereira.

Educação ambiental

O Parque Municipal Santa Luzia abriga um Núcleo de Educação Ambiental, que está aberto a toda comunidade escolar e demais segmentos da sociedade, incentivando a realização de atividades extraclasse, orientando professores e alunos a explorar, de modo eficaz, o meio ambiente, sob o ponto de vista didático-pedagógico, trabalhando a partir de situações do cotidiano.

As atividades de Educação Ambiental trabalhadas nas Unidades de Conservação estão voltadas para o atendimento orientado, com monitores treinados, organização e prática de oficinas específicas, caminhadas em trilhas e, somada a tudo isso, a instrução de valorização e proteção aos vários recursos naturais.

Área total: 280.000 m²

Localização e acesso: Situa-se nos bairros Santa Luzia e Pampulha, entre as avenidas Nadjala Alípio Abrahão, Alípio Abrahão, ruas Ana Cardoso Silva, Divino Adão Moura e o Centro de Amostra e Aprendizagem Rural de Uberlândia – Camaru.

Regulamentação: Pelo decreto municipal nº. 7452, de 27 de novembro de 1997.

Infra-estrutura: O Parque encontra-se totalmente cercado, sendo parte com alambrado e parte com cerca de arame farpado. No primeiro semestre de 2000, foi construída a calçada em torno do Parque, permitindo, desta forma, a prática de caminhada pelos moradores dos bairros próximos.

No Parque Municipal Santa Luzia há um Núcleo de Educação Ambiental, com local para vídeo-aula, biblioteca, trilha e oficinas, além de quadra de cimento para prática esportiva.

Características físico-naturais

A vegetação que margeia a linha de drenagem do Córrego Lagoinha, na área do Parque, apresenta espécies típicas do cerrado. O arranjo fitossociológico, conhecido como Vereda, que comumente recobre os solos hidromórficos, é a formação predominante do Parque.

Nesse ambiente, encontramos diversos exemplares da palmeira buriti (Mauritia flexuosa), associados a uma vegetação hidrófila arbórea, conhecida como mata de várzea, onde se observa a presença de landim, almecegueira, ata brava, pindaíba e pau-bombo.

Na porção do Parque situada próxima ao Caramuru, a várzea é permeada por uma vegetação mais densa do tipo capão de mata mesofítica.

No Parque encontramos uma avifauna muito rica, onde podem ser encontradas garças, tizius, papagaios, beija-flores, curicaca, patos selvagens, sangue de boi, periquitos, além de alguns mamíferos, destacando-se a capivara.

Os solos profundos, bem drenados, de média e baixa fertilidade, típica de latossolos, garantem a formação de um belo cerrado, onde os indivíduos arbóreos mais representativos na área do Parque são: gabiroba, pitanga, murici, guapega, ingá, marmelada de cachorro, aracá, mama-cadela, caju, fruta de ema, bacupari, mangaba, araticum, pequi etc.

Além destas espécies frutíferas, destacam-se a lixeira, carne de vaca, sucupira branca e preta, laranjeira, mandiocão, pimenta de macaco, pau-terra etc.

A diversidade de paisagens existentes nos cerrados, traduz-se na presença de uma avifauna bastante variada. No Parque, observa-se a presença de rolinha, codorna, periquitos, tiziu, saracura , inhambu, minieirnho, gralha do campo, tucanaçu.

Devido a sua pequena dimensão e localização, os mamíferos existentes são poucos e de pequeno porte, destacando-se o mico e o quati. Os répteis mais encontrados são calango, lagartos, cobras e gambá.

Com esta infra-estrutura, o Parque constitui-se num excelente ambiente para prática de educação ambiental.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.