Guiamg
Uberlândia

Novenas da Festa do Congado começam nesta sexta-feira (4)

ABERTURA OFICIAL DA FESTA DE LEVANTAMENTO DOS MASTROS ACONTECE ÀS 19H NA PRAÇA DO ROSÁRIO

03/10/2019 14h18
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU
Divulgação
Divulgação

A tradicional Festa do Congado vai ter início nesta sexta-feira (4) em mais um capítulo da manifestação religiosa e cultural, que completa 143 anos de uma rica história marcante na vida de milhares de pessoas na cidade. A abertura oficial em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito terá início às 19h com reza do terço e cerimônia de levantamento dos mastros, com a presença de quatro grupos de congado.

A celebração é tão significativa para a história e evolução da cidade ao longo dos anos que foi registrada pelo prefeito Odelmo Leão como Patrimônio Imaterial Municipal em 2008. A festa possui, mais uma vez, apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Tradição de fé

De acordo com Rubens Aparecido Assunção, diretor de eventos e projetos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, a cerimônia de levantamento dos mastros das entidades é um dos símbolos com maior significado para os devotos. “Esse gesto representa colocar nossos padroeiros no alto para observar e olhar nossa cidade, protegendo o nosso povo”, ressaltou

O ápice do louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito acontecerá nos dias 14 e 15 de outubro, com expectativa de reunir mais de 25 mil pessoas por dia no Centro da cidade. As missas ocorrerão na Praça do Rosário nos dias 5 (Dia de São Benedito) e 7 de outubro (dia de Nª. Sª. do Rosário), às 18h, e as novenas se estenderão até o dia 12 de outubro. Toda a manifestação envolve o empenho de 24 grupos espalhados por várias regiões do município.

Ainda conforme Rubens, a primeira quinzena de outubro proporciona um sentimento especial a todos os envolvidos com a festa. “Para nós, a Festa da Congada é sinônimo de liberdade, é uma festa religiosa onde o negro procura mostrar um pouco de sua religião. Quando entramos na Igreja do Rosário, é o momento que nos sentimos verdadeiramente em casa”, destacou.

Confira a programação completa:

Novenas com terço: de sexta (4) a 12 de outubro, às 19h
Missas: sábado (5) e segunda (7), às 18h
Festa: 14 e 15 de outubro, das 8h às 23h