Guiamg
Incêndio

Incêndio na Indonésia transforma céu azul em vermelho-sangue

Indonésia

26/09/2019 17h01Atualizado há 3 semanas
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Mega Curioso
Foto: Facebook
Foto: Facebook

A tarde se transformou em noite no dia 19 de agosto em São Paulo. A fumaça espessa e negra criada pelos incêndios na Amazônia fizeram a cidade mais populosa do país se afundar na escuridão no meio da tarde. As imagens viralizaram rapidamente na internet, causando choque não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Agora, os impactos de um incêndio generalizado alarmam moradores de outra cidade, desta vez, na Indonésia. A vila Mekar Sari, na província de Jambi, foi completamente tomada por uma densa neblina vermelho-sangue. As imagens são chocantes e foram captadas por moradores locais. A causa? Incêndios florestais generalizados.

O fenômeno, de acordo com o Straits Times, é chamado de Dispersão de Rayleigh, e acontece quando a névoa se afasta dos pontos quentes. “A Dispersão Rayleigh acontece quando a luz solar é dispersa por fumaça, poeira ou partículas transportadas pelo ar que filtram comprimentos de onda mais curtos e liberam comprimentos de onda mais longos que estão no espectro laranja ou vermelho, fazendo com que a área pareça ser escura e vermelha”, explicou o chefe de informações do Conselho Nacional da Indonésia para Gerenciamento de Desastres, Agus Wibowo Soet.

 

Ainda segundo Soet, a Dispersão de Rayleigh não afeta a visão humana, mas há relatos nas redes sociais de pessoas reclamando de dificuldades respiratórias, dor de garganta, olhos doloridos, entre outros sintomas.

 

Neblinas são comuns e ocorrem anualmente, mas foram potencializadas neste ano, provocando até mesmo cenas apocalípticas, como mostram as imagens. Acredita-se que o incêndio que provocou a névoa vermelho-sangue tenha sido iniciado por queima ilegal com o objetivo de limpar a terra para a agricultura e se espalhou incontrolavelmente pelo país, proporcionando imagens como essas.