Guiamg
Uberlândia

Prefeito assina ordem de serviço para construção de trincheira no trevo Ivo Alves

ESTA É A SÉTIMA OBRA DE INTERVENÇÃO VIÁRIA INICIADA E VIABILIZADA PELO PROGRAMA UBERLÂNDIA INTEGRADA II

24/09/2019 14h20
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU
Divulgação
Divulgação

O setor oeste da cidade ganhará uma importante obra para auxiliar no trânsito da região graças ao programa Uberlândia Integrada II. Trata-se da trincheira a ser construída no trevo Ivo Alves (Trevo do Topas), e que teve ordem de serviço assinada na tarde hoje (23), pelo prefeito Odelmo Leão, em solenidade no Centro Administrativo Municipal. Sétima intervenção estrutural de um pacote que conta ainda com a construção de terminais e recapeamentos, a obra trará benefícios para os mais de 50 mil veículos e cerca de 30 mil usuários do transporte público que passam pelo local diariamente.

Ponto de acesso a mais de 15 bairros da região oeste e à MG-497, pelo local passam atualmente oito linhas do transporte público, com 305 viagens diárias. A partir da instalação da trincheira, de acordo com estudos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), cada viagem ganhará até dez minutos, possibilitando que o trabalhador saia mais tarde e chegue mais cedo em casa. A estrutura poderá proporcionar ainda a criação de mais linhas e viagens para o setor.

“Não canso de dizer que uma gestão séria e responsável possibilita os avanços que chegam agora. Esse é o maior pacote de obras da história de Uberlândia, pensado para o povo, para o trabalhador. Todas as estruturas são importantíssimas para o transporte público, criando novas rotas, baixando tempo de viagens e melhorando a qualidade de vida das pessoas. A mobilidade urbana é uma das nossas prioridades e o trabalho tem sido feito”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

A intervenção será de responsabilidade da Dreste Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é um sistema licitatório mais ágil. O investimento é de R$ 10,5 milhões.

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua etapa I, como o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo. Na etapa II do programa, lançado no ano passado, a iniciativa prevê cerca de 20 intervenções viárias pela cidade como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de quase 300 km de recapeamento de vias. O investimento total para a segunda etapa do programa é em torno de R$ 140 milhões, viabilizado junto à Caixa, por meio do Fomento à Infraestrutura e ao Financiamento (Finisa).