Segunda, 17 de Maio de 2021 09:02
34 9987 27 0 11
Cidade Vacinação

Mais de 5,6 mil doses foram aplicadas nesta sexta-feira (9)

Com os novos pontos de vacinação, Uberlândia aumenta em mais de 350% a capacidade de aplicação de doses

10/04/2021 09h26
Por: Irineu Castanheira Fonte: Secom Uberlândia
Mais de 5,6 mil doses foram aplicadas nesta sexta-feira (9)

O expediente dos profissionais de saúde que atuam na imunização em Uberlândia terminou nesta sexta-feira (9) com 5.670 braços vacinados contra a Covid-19. A vacina – que é a arma principal no combate à doença – foi aplicada incessantemente em três pontos da cidade: Nos dois ginásios do UTC, no Sabiazinho e no sistema drive-thru no estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura. E para acentuar ainda mais o ritmo da imunização, as equipes da Prefeitura também estavam distribuídas pela cidade para atender os idosos acamados agendados.  

Quem levou a picada da vacina mais esperada dos últimos tempos não desperdiçou a chance de registrar a emoção. Dona Isaura Luiza de 76 anos de idade estava acompanhada pelo neto, que além de motorista, era o “cinegrafista” da família. A segunda dose foi filmada com orgulho: “Todo dia eu pensava quando seria a minha vez e graças a Deus chegou. E meu neto vai filmar porque tudo isso montado aqui é um trabalhão! Que Deus abençoe a todos vocês que estão trabalhando para que a gente possa viver!” agradeceu a aposentada.

No Sabiazinho e no UTC, a sexta-feira (9) foi marcada pela continuidade da imunização nos idosos de 65 anos de idade e o início em pessoas com 64 anos. Já no drive-thru na Prefeitura, o dia foi de segunda dose para os vacinados com a primeira em 19 de março.

Agilidade na vacinação

Com a chegada gradativa de doses, a Prefeitura de Uberlândia imediatamente elaborou e montou novos pontos de vacinação. Desde 30 de março, o UTC se tornou mais um ponto de apoio nesta guerra contra a pandemia, distribuindo o armamento mais eficaz: a vacina.

Logo em seguida, com novas doses aterrissando na cidade, a gestão municipal agiu rápido e um novo local foi disponibilizado para imunizar a população: a arena do Sabiazinho. Com todos os esforços nesta nova engrenagem (86 estações e cerca de 120 profissionais envolvidos), a cidade saiu da média de 1.500 doses diárias para mais de 5.300 doses por dia, um aumento superior a 350%.

Beneficiado neste mutirão de esforços e proatividade da Secretaria Municipal de Saúde, seu Roberto Rosário de 77 anos de idade, que garantiu a segunda dose nesta sexta-feira, já vai passar o primeiro fim de semana tranquilo e vacinado. E o sentimento é só um: gratidão. “Eu me sinto sensibilizado pela maneira em que a Prefeitura está organizando tudo isso. O Odelmo terá o meu voto para o resto da vida com ou sem Covid. Agradeço a Deus e a todos vocês.” agradeceu emocionado o aposentado já imunizado. 

Das 125.788 doses enviadas ao município, mais de 87% já foram aplicadas. O número supera Belo Horizonte (69% das doses recebidas aplicadas) e Uberaba (75% das doses recebidas aplicadas).

Confira a programação

Para continuar garantindo o avanço da imunização, acontecerá, neste sábado (10) e domingo (11), a imunização dos idosos acamados e trabalhadores de saúde, além da aplicação da segunda dose nos idosos vacinados nos dias 20 e 21 de março.

Dentro da programação do final de semana estão 600 idosos acamados, que receberão a visita das equipes de vacinação para a aplicação da primeira dose, e três mil idosos para a segunda dose. A aplicação da segunda dose nestes idosos será no drive-thru, no Centro Administrativo. Também serão convocados 1.800 trabalhadores da saúde para receberem a primeira dose no ginásio do UTC (entrada da Getúlio Vargas).

Para a próxima semana, o Programa Municipal de Imunização dará continuidade à aplicação da segunda dose, de acordo com a última remessa enviada pelo Governo Estadual. A vacinação acontecerá de segunda (12) a sexta-feira (16), no drive-thru, para idosos que receberam a primeira dose entre os dias 25 a 29 de março.

Consulta ao cadastro e agendamento

A imunização do público prioritário contra a Covid-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, na aba “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois basta acessar o botão Cadastro Vacinação”.

Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização também no mesmo endereço eletrônico, onde foi disponibilizado a opção “Consultar Agendamento” no canto superior direito da página de cadastro para a vacina. Depois basta digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa cadastrada. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e informações sobre a aplicação da vacina, como se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).

Para evitar filas desnecessárias, recomenda-se respeitar rigorosamente o horário agendado. Nos casos em que a pessoa não tiver condição de comparecer por questão de locomoção ou no dia do agendamento, deve-se entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para a vacinação ser realizada. O número do telefone da Ouvidoria é 0800-940-1480.

A Prefeitura alerta ainda para que as pessoas se atentem para o recebimento de mensagens de texto verídicas e compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.