Guiamg
Uberaba

PROJETO CULTURAL - UBERABA: AMOR EM AÇÃO

Leis de Incentivo: saiba como funciona e conheça bons exemplos em Uberaba

12/09/2019 09h50Atualizado há 3 dias
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Da Redação
Divulgação
Divulgação
A arte como oportunidade de um futuro melhor é a proposta do Projeto Cultural Uberaba Amor em Ação, que oferece oficinas de axé, Hip Hop, ballet, dança de salão, teatro, capoeira, catira, violão, viola, canto individual e coral. O projeto está atendendo centenas de pessoas, mas precisa de ajuda para se manter. Infelizmente, o pouco recurso só permitirá mais um ou dois meses de atendimento. Se fizermos a nossa parte, tenho certeza que tudo dará certo!!!! 

Leis de Incentivo: saiba como funciona e conheça bons exemplos em Uberaba

As leis de Incentivo Fiscal ainda são pouco conhecidas e muito se pode fazer em prol de entidades filantrópicas e assistenciais que precisam de doações para se manter e atenderem as comunidades. Infelizmente, poucos empresários sabem como funciona, de fato, a proposta da renúncia fiscal e o melhor é que não precisa de muito para ajudar ao próximo.

 

Em geral, conforme prevê a Receita Federal, para destinar parte do imposto de renda, seja de pessoa física ou de pessoa jurídica, é preciso apenas informar a doação (renúncia fiscal), no ato da declaração do imposto de renda e mencionar a destinação de parte desses valores para projetos contemplados pelas leis de incentivo. Dessa forma, o dinheiro, ao invés de ir diretamente para o governo, será direcionado aos programas sociais, garantindo que ações culturais, esportivos, de saúde, dentre outros possam ser executados e trazer inúmeros benefícios para a população de forma geral.

 

Em Uberaba, um dos exemplos é o Projeto Uberaba Amor em Ação, que funciona na Casa Espírita da Sopa Adolfo Fritz, com sede no bairro Jardim Planalto. O projeto atende mais de 100 crianças, jovens e adultos que frequentam oficinas de arte, teatro, cultura e dança totalmente gratuito.

“Este projeto funciona há mais de 15 anos, mas sempre vivíamos de doações e de trabalhos voluntários. Desde maio deste ano, por meio do repasse da Lei Rouanet, vindos de uma empresa com sede no Sul do País pudemos ampliar nossos atendimentos para as pessoas carentes”, explica o coordenador geral do projeto, Kênio Silva Alves.

 

Entre as aulas realizadas estão axé, hip- hop, ballet, dança de salão, teatro, capoeira, catira, violão, viola, canto individual e coral. Além de aulas de Judô, esse em específico, atende quase 100 alunos.

“Poucos dias depois que começamos a receber o repasse por meio da Lei Rouanet, já ampliamos nossos atendimentos e 40 dias depois, já podemos dizer que atendemos mais de 130 alunos.

 

Repasse – O projeto cultural “Uberaba: Amor em Ação” conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. Entre as empresas parceiras está o Grupo Pennacchi, que fica na cidade de Arapongas/PR e da empresa Regina, em Presidente Prudente-SP. “Os empresários de ambas as empresas conheceram o trabalho desenvolvido por nós e decidiram nos apoiar através do repasse das doações via Imposto de Renda”. 

O coordenador reforça que Pessoas Físicas podem destinar até 6% do valor total do Imposto de Renda a pagar.No caso de Pessoa Jurídica, a destinação pode ser de até 4% do valor do imposto a pagar para as Leis de Incentivo. Entre os principais estão: Lei de Incentivo ao Esporte; Fundo do Idoso; Fundo da Infância e Adolescência (FIA); Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual de apoio a projetos culturais; Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) e Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS).

 “Para manter o projeto, precisamos do apoio das pessoas de bem de Uberaba. Infelizmente, não temos muito o apoio local, a não serem doações espontâneas. Qualquer cidadão pode destinar parte do seu imposto de renda. Pessoas Física ou Jurídica podem participar fazendo destinação do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) e do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica, para empresas que declaram na tributação lucro real, reforça o coordenador.

 Quem quiser conhecer o projeto e saber como funciona a renúncia fiscal, bem como ter acesso às informações referentes a comprovação dos repasses que são feitos podem entrar em contato pelo telefone (34) 99885-1996 (whatsapp) ou pelo e-mail [email protected] Acompanhe ainda pelas redes sociais @uberaba.amoremacao.

Uberlândia - MG
Atualizado às 19h19
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 20°
26°

Sensação

9 km/h

Vento

25%

Umidade

Fonte: Climatempo
Donna Moda 2
Donna Moda
avp radio web
Guia
Municípios
Clara Turismo
drogafor
Últimas notícias
Mais lidas