Guiamg
Saúde

Campanha Setembro Amarelo é tema de atividades na UBSF Seringueiras II

ALÉM DE PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO, PACIENTES PARTICIPARAM DE UMA DINÂMICA DE GRUPO

10/09/2019 14h47
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU
Divulgação
Divulgação

 Desde 2015 esta época do ano é marcada pela campanha nacional de prevenção ao suicídio conhecida como Setembro Amarelo. Com o intuito de reforçar os valores dessa importante iniciativa, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Seringueiras II, no bairro São Jorge, preparou atividades temáticas na manhã desta terça-feira (10).

O dia começou com uma palestra sobre saúde mental e prevenção ao suicídio com o clínico geral da unidade e especialista em saúde mental, Marcos Vinícius Rodovalho. “É fundamental passar para a comunidade que existem inúmeros sinais no comportamento que nos servem de alerta. A unidade de saúde é a porta de entrada dos pacientes, é importante eles saberem que existe atendimento especializado capaz de ajudá-los nos momentos difíceis”, ressaltou Marcos.

Depois da palestra, os pacientes participaram de uma dinâmica, que incentivou a interação eles, por meio da entrega de sementes de girassóis. “Infelizmente, o número de casos de suicídios vem aumentando nos últimos anos e precisamos conversar mais sobre esse assunto. A depressão é uma doença grave, que deve ser tratada com seriedade. Se os familiares perceberem que há algo de errado, é preciso buscar tratamento”, explicou a psicóloga Anna Flávia de Oliveira Santana.

 A dona de casa Luciane Silva fez questão de comparecer na UBSF. “Eu vim buscar mais informações porque é muito importante a gente aprender a lidar com as pessoas que não estão bem de saúde. Eu cuido da minha mãe, percebi que ela está deprimida. Estou aprendendo a lidar com ela e ver a melhor forma de ajudá-la”, contou.

O Setembro Amarelo tem o objetivo de reforçar a valorização da vida, a prevenção e o combate ao suicídio. Durante todo o mês, a temática será abordada nas unidades de saúde do município. Isolamento social, tristeza, mudanças de comportamento e sensação de vazio podem ser alguns dos sinais de alerta.

Uberlândia - MG
Atualizado às 19h52
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 20°
26°

Sensação

9 km/h

Vento

25%

Umidade

Fonte: Climatempo
Donna Moda
Donna Moda 2
Guia
avp radio web
Municípios
drogafor
Clara Turismo
Últimas notícias
Mais lidas