farma nossa
Guiamg
Saúde

Prefeitura de Uberlândia intensifica ações de prevenção ao Sarampo

ALÉM DA BUSCA ATIVA NA COMUNIDADE, SALAS DE VACINA DE QUATRO UAIS ABRIRÃO NOS QUATRO SÁBADOS DESTE MÊS

06/09/2019 18h26
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU

Com altíssimo potencial de transmissão, o sarampo é uma doença viral grave, que pode ser fatal. Sua propagação ocorre quando o indivíduo contaminado tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar a contaminação pelo vírus do sarampo é com a vacina tríplice viral. Diante da situação epidemiológica, a Prefeitura de Uberlândia intensificou as ações de prevenção, que incluem horário estendido de vacinação.

A partir deste sábado (7), as salas de vacina dos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Martins, Tibery, Pampulha e Luizote funcionarão das 8h às 13h nos quatro sábados deste mês de setembro (dias 7, 14, 21 e 28). A estratégia busca atender toda a comunidade, principalmente aquelas pessoas que não conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana.

“Temos uma cobertura dentro do recomendado pelo Ministério da Saúde para crianças menores de dois anos. Já a situação vacinal do adulto nos preocupa, principalmente aquele que não tem certeza de ter as duas doses. Fazemos o alerta para estas pessoas. O sarampo tem vacina, que é gratuita e está disponível na rede pública. Vamos abrir as salas de vacinas de quatro UAIs, uma em cada setor da cidade, para que a população verifique o cartão de vacina”, destacou o assessor técnico da rede de urgência e emergência, Clauber Lourenço.

Além disso, as equipes da atenção primária das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município fortaleceram a busca ativa nas suas áreas de cobertura, segundo a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly.

“A única forma de evitar a doença é manter a população vacinada. Por isso, as equipes das unidades farão o rastreamento em busca dos não vacinados, bem como profissionais de saúde e as crianças de 6 a 11 meses que devem tomar a dose extra. Isso inclui nas escolas públicas e privadas, instituições de saúde, supermercados, aeroporto, rodoviária, igrejas, rede hoteleira, entre outros”.

Dessa forma, é possível garantir a cobertura vacinal, mínima de 95%, para as crianças menores de quatro anos e garante que os demais públicos fiquem protegidos contra o sarampo.

Confira os horários de funcionamento das salas de vacinação: 

  • Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) – Segunda a sexta-feira – 7h30 às 16h30
  • Unidades Básicas de Saúde (UBS) – bairros Jaraguá, Custódio Pereira, Guarani, Patrimônio, N.S das Graças, Dona Zulmira e Santa Rosa – Segunda a sexta-feira – 7h30 às 18h30
  • UBS do Tocantins e Brasil – 7h30 às 20h
  • Unidade de Atendimento Integrado (UAI) – bairros Pampulha, Tibery, Planalto, Luizote, Roosevelt e Martins – Segunda a sexta-feira – 7h30 às 20h

Nos sábados deste mês (dias 7, 14, 21 e 28), salas de vacinas das Uais Planalto, Tibery, Pampulha e Martins funcionam das 8h às 13h

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários