Guiamg
Grande São Jorge

Praça Maria Preta é inaugurada no Seringueiras

ESPAÇO COM EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER HOMENAGEIA MEMÓRIA DE LIDERANÇA COMUNITÁRIA

01/09/2019 14h27Atualizado há 2 semanas
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU
Divulgação
Divulgação

Um novo espaço de lazer e práticas esportivas foi inaugurado na manhã deste domingo (1) em Uberlândia. Batizada com o nome de uma importante liderança comunitária para a região do bairro Seringueiras, a Praça Maria Preta foi oficialmente entregue em cerimônia que contou a presença do prefeito Odelmo Leão, secretários municipais, moradores e vereadores.

Com 4,7 mil metros quadrados de área, a praça fica entre as ruas Geralda Francisca Borges e Chapada dos Guimarães. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, buscou parcerias e executou diversas intervenções. No local, contemplado por um projeto de jardinagem, os moradores têm acesso a equipamentos de ginástica, parquinho e campinho para práticas esportivas.

“Quem faz a cidade de Uberlândia é o povo. Maria Preta é minha amiga do coração, do peito. Mulher que tinha coração, garra e determinação. Quem constrói Uberlândia são as ‘Marias Pretas’ da cidade. Ela representa toda a população de Uberlândia”, disse o prefeito Odelmo Leão pouco antes de descerrar a placa de inauguração.

Homenagem

Maria Preta é o nome pelo qual ficou conhecida Maria Mendes Silva, uma das fundadoras da associação de moradores do bairro Lagoinha e participante ativa de projetos sociais. Ajudou a fundar a Organização não governamental (ONG) Casa Assistencial Pai Joaquim (Capaja), no Seringueiras, participou da Sociedade Eunice Weaver (de assistência a portadores de hanseníase) e da fundação da primeira creche do Lagoinha.

A filha de Maria, Neuza Aparecida, esteve na cerimônia de inauguração da praça junto com familiares e amigos e se emocionou ao agradecer a homenagem feita à mãe.

“A minha mãe foi uma pessoa muito simples, com pouco estudo, mas com uma visão ampla de amar ao próximo. Exemplo de caráter, humildade, de simplicidade. A gente está muito feliz pela homenagem e com saudade dela. Se ela estivesse aqui, diria que as crianças teriam um lugar para brincar, os idosos têm um lugar para se encontrar e conversar”, contou Neuza.

Trabalho em conjunto

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, João Júnior, ressaltou a importância do trabalho em equipe para encontrar soluções que proporcionem melhorias para a população. “Quem sonha sozinho não realiza. Quem trabalha em conjunto concretiza. Governo novo é que entrega, realiza, faz o que o povo precisa e a praça era um sonho dessa comunidade há mais de 30 anos”, declarou.

A servidora pública Edvalda do Carmo Barbosa Oliveira aprovou as melhorias na área que já foi sinônimo de preocupação. “Aqui, antes, era cheio de mato, era perigoso. Eu gostei de como ficou. Foi bem bolado”, disse. O aposentado Luiz Barbosa de Lima também gostou do que viu. “Um lugar que já foi ponto de lixo agora está muito bom. Eu gostei e pretendo frequentar aqui”, contou.

Uberlândia - MG
Atualizado às 19h40
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 20°
26°

Sensação

9 km/h

Vento

25%

Umidade

Fonte: Climatempo
Donna Moda 2
Donna Moda
Guia
avp radio web
Municípios
Clara Turismo
drogafor
Últimas notícias
Mais lidas