Guiamg
Uberlândia

Prefeito entrega novos serviços de saúde à população

SOLENIDADE OCORREU DURANTE A CELEBRAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, NO PARQUE DO SABIÁ; ALÉM DO INÍCIO DAS OPERAÇÕES DO SIATE, TAMBÉM FOI ENTREGUE O MAMÓGRAFO MÓVEL

31/08/2019 16h33Atualizado há 2 semanas
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU
Valter de Paula/secom/pmu
Valter de Paula/secom/pmu

Para celebrar os 131 anos de Uberlândia, o prefeito Odelmo Leão entregou neste sábado (31) dois novos serviços de saúde à população. Após duas semanas de intensos treinamentos teóricos e simulados de situações que chegam todos os dias ao Corpo de Bombeiros, os profissionais que fazem parte do Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) estão prontos para iniciar as atividades. Além deste serviço, o prefeito também apresentou o mamógrafo móvel à comunidade que estava presente no Parque do Sabiá para comemorar o aniversário da cidade.

“Esse dia é para o povo comemorar. Entregar o Siate no aniversário da nossa cidade é um presente merecido pela população. As atividades já começaram hoje e realizamos mais de oito atendimentos. Também estamos entregando o mamógrafo móvel que será mais uma facilidade do serviço de saúde publica. Ele vai beneficiar as mulheres de todas as regiões, inclusive da zona rural”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Siate

Por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o Siate vai aprimorar o atendimento ao contar com regulação única e equipes de atendimento mistas (profissionais do Município e militares). O convênio entre as duas instituições, com anuência do Ministério Público, foi assinado em julho. Ao todo, serão 60 profissionais, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem e médicos, que realizarão atendimento pré-hospitalar e de socorro da comunidade.

“Queríamos um projeto exclusivo para Uberlândia e com atendimento integral, que já vinha sendo idealizado pela nossa administração. Com a parceira do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que viabilizou a montagem das equipes mistas, teremos um serviço com a experiência dos militares em atendimentos de emergência aliado a uma equipe médica. É mais um serviço para o cidadão de Uberlândia”, declarou o prefeito Odelmo Leão.

Com o novo sistema, a comunidade terá mais um serviço 24 horas à disposição, bem como segurança e atendimento integral diante das várias situações de emergências ou clínicas do dia a dia. A base do Siate será instalada na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, localizada na avenida Rondon Pacheco.

Projeto inédito

Diferentemente de outras cidades que têm serviço semelhante, o atendimento em Uberlândia será inédito pelo fato de contemplar equipes mistas. Ou seja, as seis ambulâncias (das quais uma será UTI móvel) que atuarão no sistema serão compostas por bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de uma regulação médica própria, na sede do Siate, para avaliação dos pedidos de socorro que chegam pelo número 193.

Como funciona?

Os militares receberão os chamados pelo 193 e, ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionarão os chamados para a regulação médica. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, enviará uma ambulância ou UTI Móvel.

Mamógrafo móvel

Levar saúde de qualidade à população de Uberlândia sempre foi um dos compromissos do prefeito Odelmo Leão. Ciente da importância dos exames de prevenção ao câncer de mama em mulheres, o prefeito entregou um aparelho móvel de mamografia. Com o equipamento, será possível realizar mutirões exames nos bairros e facilitar o acesso das pessoas que moram na zona rural.

“O mamógrafo móvel é uma conquista para o povo da nossa cidade. Poderemos levar o exame até as pessoas, com os mutirões nos bairros e também na zona rural. Sabemos que se o câncer de mama for diagnosticado de forma precoce, maiores são as chances de cura. É mais um equipamento que vai auxiliar na prevenção de uma doença que pode matar”, destacou o prefeito Odelmo Leão. O equipamento foi adquirido por meio de recursos próprios do município.

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres e pode ser detectado no início, na maioria dos casos. Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 a 69 anos a cada dois anos.

Isso porque a mamografia é capaz de identificar alterações suspeitas de câncer previamente ao surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas. As mulheres nessa faixa etária devem procuram as unidades de saúde da rede municipal para realizar os exames preventivos.

Uberlândia - MG
Atualizado às 20h02
27°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 20°
26°

Sensação

9 km/h

Vento

25%

Umidade

Fonte: Climatempo
Donna Moda 2
Donna Moda
avp radio web
Guia
Municípios
drogafor
Clara Turismo
Últimas notícias
Mais lidas