Quinta, 19 de Maio de 2022
11°

Alguma nebulosidade

Uberlândia - MG

Cultura Tocantins

Com apoio da Adetuc, projeto de cine-teatro do espetáculo “O Antiquário Frankl” chega à Araguaína, neste sábado, 29

Espetáculo aborda conflitos e contradições da psique humana, por meio de suspense com tons de comédia que instiga a reflexão

28/01/2022 às 11h05
Por: Irineu Castanheira Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Apresentação em Araguaína integra temporada de dez apresentações on-line, seguidas de oficina e bate-papo - Foto: Flaviana OX/Divulgação
Apresentação em Araguaína integra temporada de dez apresentações on-line, seguidas de oficina e bate-papo - Foto: Flaviana OX/Divulgação

A Cia de Teatro Cenaberta, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), apresenta neste sábado, 29, às 19 horas, no Espaço Cultural Artpalco, em Araguaína, o espetáculo teatral “O Antiquário Frankl”. O evento ocorre em sessão única com entrada franca e classificação etária de 14 anos. Na ocasião, os atores Kaká Nogueira e Bell Gama realizarão oficina teatral e bate-papo após a exibição da peça.

A direção cênica é do ator e humorista Paulo Vieira com interpretação dos atores Bell Gama e Kaká Nogueira. A dramaturgia é do paulista Wilson Fumoy, com um texto dramatúrgico impactante, que revela profundo entendimento da contradição da psique humana, numa obra atemporal e sem territorialidade. A produção é uma versão cinematográfica do espetáculo presencial, marcado pela luz e interpretação mais próxima do realismo.

Na sinopse, um objeto de arte e uma noiva enviada por uma agência de matrimônios são o pano de fundo de “O Antiquário Frankl”, que trata de conflitos e contradições da psique humana. Um suspense com tons de comédia que instiga a reflexão.

De acordo com o ator e produtor executivo Kaká Nogueira, apesar da temporalidade e territorialidade não definidas, a montagem foi referenciada na cultura histórica do Tocantins e Região Norte, que enriqueceu o espetáculo com elementos e conceitos que nortearam a concepção da luz, som, cenário e até da interpretação, formando uma identidade única e marcante. “O Antiquário Frankl possui um cenário riquíssimo que remete a um antiquário desativado, traz uma diversa caracterização realista, cheia de simbolismos e dualidade, com influência nos traços da arquitetura colonial das cidades históricas do Tocantins, sem perder outras influências mais modernas”, afirma o artista.

“Temos no Estado grandes talentos e excelentes produções artísticas e culturais. Nesse sentido, o projeto da Cia de Teatro Cenaberta propõe uma reflexão sobre os conflitos da existência humana, além de oportunizar o acesso da sociedade à cultura e fomentando a formação de plateia”, destaca o presidente da Adetuc, Hercy Filho.

Temporada

A apresentação em Araguaína integra temporada de dez apresentações on-line, seguidas de oficinas e bate-papo propostas no projeto. A estreia de “O Antiquário Frankl” em versão cinematográfica ocorreu em Palmas, no Cine Cultura, no mês de outubro de 2021. A peça também já foi exibida nas cidades de Gurupi e Tocantinópolis, nos meses de outubro e novembro de 2021, respectivamente. Além da comunidade em geral.

Projeto

O projeto O Antiquário Frankl foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Tocantins/Adetuc, e Governo Federal/Ministério do Turismo- Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários