Guiamg
Uberlândia

Ferub abre inscrições para a décima edição do curso de Aquaponia

Iniciativa gratuita será realizada na Fazenda Buriti no dia 23 deste mês

09/08/2019 07h47
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Secom/PMU
Divulgação
Divulgação

A aquaponia é um método inovador que permite a criação caseira de peixes e o cultivo de hortas de maneira sustentável. Com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade sobre o processo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), abriu as inscrições para a décima edição do curso que ensina o passo a passo para implementar a técnica. A capacitação é gratuita e acontecerá no dia 23 deste mês, das 13h às 17h, com 25 vagas disponíveis.

Para marcar presença na capacitação, os interessados precisam manifestar o interesse pelo telefone 3234-1362, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A aula acontece na Fazenda Buriti,localizada no km 63 da BR-050 (na saída para Araguari).

Os participantes aprenderão, na teoria e na prática, a desenvolver um sistema caseiro que alia técnicas de aquicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água sem solo).

Cerca de 200 pessoas já passaram pela qualificação nas edições anteriores. “Sempre temos uma grande procura da população, pois é uma técnica de fácil acesso a qualquer pessoa que pretende ter uma boa fonte de alimentos saudáveis em casa. Nossa expectativa é que esta edição repita o sucesso das anteriores”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Ferub, Mayer Andrade Santos.

Como funciona

Na prática, o sistema é realizado da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa por um decantador e flui para outro compartimento, onde há uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem e purificam os resíduos. Em seguida, esse líquido é bombeado para câmaras e tubos de cultivo, irrigando automaticamente as hortaliças plantadas. Ao final do processo, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes, onde o ciclo é retomado.

Aproveite esta oportunidade!

O quê: Curso de aquaponia

Dia e horário: 23 de agosto, a partir das 13h

Onde: Fazenda Buriti,km 63 da BR-050 (saída para Araguari 5 km).

Inscrições: Gratuitas pelo telefone 3234-1362

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.