Guiamg
CEU Campo Alegre

Inicia oficinas gratuitas do Festival de Dança do Triângulo

Nesta terça-feira (6), foram realizadas aulas de balé infantil e infantojuvenil, que seguem com inscrições abertas

06/08/2019 17h52Atualizado há 2 semanas
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Secom/PMU
Divulgação
Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura já deu início às várias oficinas gratuitas que acontecerão em agosto como parte da programação do 27º Festival de Dança do Triângulo. As atividades envolverão várias modalidades de dança e acontecerão até novembro. Nesta terça-feira (6), por exemplo, foram realizadas as primeiras aulas da oficina de balé infantil e infantojuvenil. As inscrições seguem abertas, podendo participar público de 6 a 8 anos e 10 a 14 anos, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, do bairro Campo Alegre.

Em cima do palco de um anfiteatro pela primeira vez, a estudante Ana Luísa Silva dos Santos, de 6 anos, participou da oficina com satisfação. “A professora e minhas novas amigas são muito legais. Estou gostando de brincar e formamos uma roda. Eu gosto das aberturas no balé e quero muito aprender”, disse.

Quem acompanha da plateia, nutrindo o sonho dos filhos, também reconhece o valor da oferta da dança gratuitamente para as crianças. É o caso da manicure Ana Carla Guarnieri, mãe de uma das participantes. “A iniciativa é muito importante tanto por ser gratuita quanto pela oportunidade. Minha filha sempre quis fazer balé. Como a gente mora em bairro afastado é sempre bom ter um incentivo à cultura e, principalmente, um programa para as crianças”, destacou.

A oficina de balé infantil é realizada as terças e quintas, das 9h30 às 10h45. Já as aulas de balé infantojuvenil ocorrem todas as terças e quintas, das 10h45 às 12h. As inscrições podem ser feitas pelos telefones: 3253-1204 ou 99971-4567.

Fusão de aprendizados

A formação nos métodos Vaganova (russo), Royal (inglês), Cubano e Francês aliada à educação física permite que a bailarina e coreógrafa Cris Cabral intercale várias linguagens de dança-teatro para mostrar a nomenclatura do balé de forma criativa e imaginária.

“A partir do reconhecimento do corpo, trabalharemos imaginação, criatividade e interação de forma lúdica, para não tornar a aula algo engessado e considerarmos a diversidade cultural do nosso país. Trabalhamos com respeito a isso para despertar a arte de forma positiva com as crianças para que elas queiram levar isso adiante”, destacou.

O currículo da professora inclui o título de 1ª bailarina no Teatro Nacional de Atenas (Grécia); formação na Escola Municipal de Bailados de São Paulo; participação na Raça Companhia de Dança; e aperfeiçoamento pelo método Ivaldo Bertalzzo, focado na consciência, autonomia e estrutura do movimento.

O festival

Realizado entre agosto e novembro, o 27º Festival de Dança do Triângulo explora uma programação envolvendo profissionais de renome nacional e regional, com a execução de oficinas gratuitas, mostras de dança, palcos livres e intervenções. A temática deste ano, “Expressões artísticas com olhar social”, ressalta o poder da dança e proporciona ampla discussão diante de premissas impostas pela sociedade, lutando por igualdade de oportunidades e representação entre classes e indivíduos.

Compartilhe: 

Uberlândia - MG
Atualizado às 04h02
21°
Alguma nebulosidade Máxima: 28° - Mínima: 18°
21°

Sensação

7 km/h

Vento

53%

Umidade

Fonte: Climatempo
Guia
AURORA FM
Municípios
drogafor
Clara Turismo
Últimas notícias
Mais lidas