Guiamg
Uberlândia

Prefeitura realiza seminário para qualificação das equipes de saúde

Em parceria com o Conass, seminário busca discutir metodologias de acesso aos serviços implementados em Uberlândia

06/08/2019 12h01
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Secom/PMU
Divulgação
Divulgação

Para apresentar e discutir os processos de trabalho implantados desde 2017 na rede de saúde de Uberlândia por meio do projeto Qualifica SaUDI, a  Secretaria Municipal de Saúde em parceria com Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) realiza, entre esta quarta (7) e sexta (9), o Seminário do Centro Colaborador de Planificação da Atenção à Saúde (PAS)/Conass.

O seminário com palestras e debates será realizado no Auditório Cícero Diniz, com temas inovadores voltados à capacitação dos técnicos da secretaria e consultores e facilitadores do Conass. Já as atividades práticas acontecerão nas unidades de saúde que já desenvolvem estas ações. A abertura do seminário é às 8h, na quarta-feira (8), com a participação do secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, de consultores do Conass e outras autoridades.

O intuito do seminário é que todas as metodologias trabalhadas em Uberlândia, como a estratificação do risco dos idosos por meio do Projeto Trem do Idoso, Autocuidado Apoiado, Grupo de Fibromialgia, entre outros processos de atendimentos, possam ser implementados nos demais estados brasileiros.

Além das palestras, exposição de casos e debates, acontece, na quinta-feira (8), a assinatura do Termo de Compromisso entre o Município e o Conass, que referenda Uberlândia como Centro Colaborador.  Na sexta, (9), a partir das 8h, será realizado o mutirão do projeto Trem do Idoso, no UTC.

Centro Colaborador do Conass

Desde o início da atual gestão, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município projeto Qualifica SaUDI, que veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade.A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastrofamiliar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.

Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador. Com isso, o município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados por Uberlândia. A assinatura do termo de compromisso entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Município para o desenvolvimento do Centro Colaborador será na quinta-feira (8), às 15h, na sala de reuniões do gabinete do prefeito Odelmo Leão.

Com a assinatura do termo, fica estabelecido que Uberlândia seja um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores. Os Centros Colaboradores têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

Projeto Trem do Idoso

O terceiro dia do Seminário do Centro Colaborador PAS/Conass será contemplado por mais uma ação do projeto Trem do Idoso. O mutirão com as pessoas acima dos 60 anos residentes no setor central-norte será no dia 9 de agosto, no UTC, a partir das 8h.

Viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Trem do Idoso visa identificar e cadastrar a população com mais de 60 anos para a formulação de planos de cuidado específicos e individualizados. O projeto faz parte das ações da Prefeitura de Uberlândia no acompanhamento do crescimento da população acima dos 60 anos visando garantir os cuidados essenciais. O trabalho já aconteceu nas regiões leste, oeste e sul da cidade.

O mecanismo usado para conhecer melhor os pacientes durante o Mutirão é dividido em estações e, em cada uma delas, são feitas avaliações para identificar a classificação de risco. Durante o percurso, os idosos recebem orientações sobre prevenção à queda, saúde bucal, violência contra o idoso, passam por avaliação nutricional e respondem a perguntas dos médicos, que ajudarão na classificação de risco e elaboração do plano de cuidados. 

Uberlândia - MG
Atualizado às 04h02
21°
Alguma nebulosidade Máxima: 28° - Mínima: 18°
21°

Sensação

7 km/h

Vento

53%

Umidade

Fonte: Climatempo
Guia
AURORA FM
Municípios
drogafor
Clara Turismo
Últimas notícias
Mais lidas