Guiamg
Mais Saúde

Uberlândia comemora avanços no Dia Nacional da Saúde

Lançamento do Siate e do programa Uberlândia Mais Saúde, além do credenciamento do Hospital Municipal como alta complexidade em traumatologia fazem parte das conquistas

05/08/2019 17h29
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Secom/PMU
Divulgação
Divulgação

Celebrado no dia 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde foi criado para conscientizar e despertar na sociedade o valor da saúde e dos cuidados para que haja uma qualidade de vida para todos. A atual gestão da Prefeitura de Uberlândia tem ciência de sua responsabilidade e sempre tratou com prioridade e dedicação a saúde da comunidade.

Desde o início de 2017, várias ações foram realizadas para que a saúde na cidade fosse recuperada e oferecida com qualidade à população. No mês passado, o prefeito Odelmo Leão lançou mais um serviço que vai beneficiar a população: o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate). Por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o Siate é um modelo inédito de atendimento 24h a traumas e emergência no Brasil, que vai aprimorar o atendimento pré-hospitalar e de socorro da população de Uberlândia ao contar com regulação única e equipes de atendimento mistas (profissionais do Município e militares).

Uberlândia Mais Saúde

Para auxiliar no andamento e redução das filas de cirurgias eletivas, exames e consultas de algumas especialidades, o prefeito também sancionou a lei que implementa o programa Uberlândia Mais Saúde. Com a sanção, fica instituído um modelo de compensação, no qual as instituições de saúde e clínicas privadas com débitos tributários junto ao Município (ISS, IPTU, taxas administrativas, dentre outros) poderão abater suas dívidas por meio da prestação de serviços que a população mais precisa.

O programa permitirá a realização de procedimentos com maior demanda e que têm impactado diretamente a população. O edital da chamada pública com os procedimentos disponíveis já foi publicado e está em andamento o processo de credenciamento das empresas interessadas.

Ainda dentro do programa, foi sancionada a lei que realiza alterações no Código Municipal de Saúde que vai garantir mais agilidade no processo de liberação do alvará sanitário no Município. Com a aprovação da nova lei, a abertura de novas empresas na cidade será facilitada. Por meio de uma solicitação eletrônica, o cidadão terá maior comodidade em entrar com o pedido de liberação do alvará.

Credenciamento Hospital Municipal

Após preencher todos os requisitos de estrutura e ambiente exigidos pelo Ministério da Saúde, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOCL) foi credenciado como unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Na prática, o credenciamento garante que o Ministério da Saúde repasse ao município mais de R$ 523 mil ao ano para a realização dos procedimentos.

Com a habilitação, será ampliada a receita do hospital na realização destas cirurgias, que já estavam sendo feitas com recurso próprio do município para atender a demanda existente na rede. Em 2018, o Hospital Municipal foi credenciado também para receber novos recursos específicos na realização de cirurgias oncológicas.

Novas Unidades de Saúde

Somente em 2019, a Prefeitura de Uberlândia inaugurou cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) para a comunidade. A população dos bairros Marta HelenaIpanemaMinas GeraisPequis e Monte Hebron ganharam novos locais de acolhimento.

Todas as unidades contam com uma equipe do Programa Saúde da Família, composta por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e por agentes de comunitários de saúde, que auxiliam no cadastramento e acompanhamento das famílias da área de abrangência na unidade.

Trabalho permanente

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Pampulha e São Jorge estão passando por revitalização na parte estrutural e elétrica. Já a unidade do Roosevelt tem à disposição agora um espaço novo e com equipamentos digitais para realização de procedimentos de raio-X.

Com a revitalização da sala, a unidade, que é uma das referências da rede para atendimento de traumatologia, ampliará a capacidade de atendimento. Além da unidade do Roosevelt, as UAIs dos bairros Martins e Luizote também estão recebendo as melhorias estruturais e a troca dos equipamentos.

Para oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor, a atual administração também implementou o projeto “Ouvir, Agir e Resolver” nas UAIs dos bairros Planalto, Roosevelt, Pampulha e São Jorge. Quem procurar o Pronto Atendimento dessas unidades será recebido por assistentes sociais capacitadas para acolher os pacientes e facilitar o acesso ao serviço de saúde, com uma comunicação clara, eficaz, objetiva e eficiente. A previsão é ampliar o serviço para todas as unidades. O programa ocorre inicialmente das 7h às 22h.

Todas essas ações reforçam o comprometimento da gestão municipal para oferecer o melhor atendimento em saúde para a população de Uberlândia. “É de responsabilidade do município os cuidados da atenção básica, uma vez que a média e a alta complexidades são de responsabilidade dos governos federal e estadual. Diante das dificuldades que vivemos, estamos fazendo um esforço a mais para a população de Uberlândia, buscando soluções para melhorar a saúde”, declarou o prefeito Odelmo Leão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.