Quarta, 01 de Dezembro de 2021
21°

Nuvens esparsas

Uberlândia - MG

Geral Espírito Santo

Delegacia Regional de Vila Velha entrega 107 bicicletas para serem restauradas e doadas

Bicicletas são fruto de apreensões que foram realizadas pelas agências de segurança de Vila Velha nos últimos três anos.

25/10/2021 às 16h15
Por: Irineu Castanheira Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

A Delegacia Regional de Vila Velha realizou, nessa quarta-feira (20), a entrega de 107 bicicletas para serem restauradas e, posteriormente, doadas para pessoas e instituições que tiverem interesse e a necessidade em recebê-las. A ação faz parte de uma parceria firmada com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), com o apoio da Superintendência de Apoio Logístico e Engenharia (Sale), da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

As bicicletas são fruto das apreensões que foram realizadas pelas agências de segurança de Vila Velha nos últimos três anos. Pensando em dar um fim social a estas bicicletas, foi firmada parceria com o Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), do MPES, que tem o projeto “Pedalando Para a Liberdade”, com as Varas de Execução Penal de Vila Velha e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em Vila Velha.

“As bicicletas são frutos de ocorrências, foram apreendidas e ficaram na delegacia durante anos. Elas não são objetos de furto e roubo, mas de pessoas que estavam envolvidas em delitos e não conseguiram comprovar que eram os donos delas”, explica o titular da Delegacia Regional de Vila Velha, delegado Marcelo Nolasco.

Já que durante este período nenhuma pessoa foi à delegacia informando que poderia ser proprietária da bicicleta e os objetos estavam estragando com a ação do tempo, o delegado resolveu entrar em contato com a Superintendência de Apoio Logístico e Engenharia da PCES, que já realizou este projeto em outros anos e indicou o projeto do MPES.

De acordo com o superintendente de Apoio Logístico e Engenharia da PCES, delegado Paulo Cesar Ferreira, a doação de bicicletas sem vínculo com inquéritos é uma ideia que surgiu da necessidade de dar uma destinação final a um monte de bicicletas sem reclamação pelo dono.

“As delegacias não têm depósito para guardar bicicletas. Elas foram se acumulando com o tempo, sem que houvesse uma solução. Portanto, tínhamos que dar uma destinação final para as bicicletas. Lembro que a primeira doação foi para uma instituição sem fins lucrativos que transformava bicicleta velha em cadeiras de rodas. Doamos um caminhão baú com dezenas de bicicletas. Foi muito legal e emocionante”, conta Ferreira.

As bicicletas serão encaminhadas aos internos do Distrito Policial do Centro de Vila Velha, que participam do projeto e fazem a reforma total delas. “A partir do reaproveitamento e utilização das peças e materiais adquiridos pela diretoria da APAC de Vila Velha, elas serão reformadas e doadas”, conta o promotor de Justiça, do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal do MPES, César Ramaldes.

Os internos aprenderam a fazer a restauração das bicicletas com um voluntário da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Vila Velha, que deu as primeiras orientações e foi, inclusive, disponibilizada uma apostila para eles. A partir daí, considerada a necessidade de ocupação dos internos, que não realizavam nenhum tipo de atividade laboral que não fosse a manutenção e limpeza das celas e das carceragens, foi realizado o projeto.

Algumas das bicicletas estão sendo desenvolvidas com floreiras que poderão servir de ornamentação de praças e jardins e serão expostas em locais públicos para divulgação do projeto e dos trabalhos desenvolvidos pela APAC.

Posteriormente, quando estiverem restauradas, serão indicadas pelos voluntários da APAC para uso em atividades de entrega a domicílio e para outras pessoas e instituições que tiverem interesse e necessidade em recebê-las.

Texto:  Matheus Zardini

Assessoria de Comunicação Polícia Civil

Comunicação Interna - (27) 3137-9024

[email protected]

  

Atendimento à Imprensa

Olga Samara/ Matheus Zardini

(27) 3636-1536/ (27) 99846-1111/

(27) 3636-9928 / (27) 99297-8693

[email protected]

%fim-post%
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários