Guiamg
Saúde

Secretaria de Saúde reforça importância dos cuidados com as hepatites virais

Orientações, testes rápidos e tratamento para os tipos B e C são oferecidos o ano todo no Ambulatório Herbert de Souza

26/07/2019 17h15
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Secom/PMU
Divulgação
Divulgação

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de medicamentos, drogas, álcool e algumas doenças, como as autoimunes. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as dos tipos A, B e C, que são evitáveis por meio de vacinas e cuidados com a higiene e relação sexual protegida.

Neste domingo (28), é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e por isso a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos cuidados com a saúde para evitar as doenças. Em Uberlândia, a vacina está disponível, gratuitamente, em todas as unidades de saúde e o Ambulatório Herbert de Souza oferece testes rápidos, bem como orientações e tratamento para os tipos B e C.

Segundo a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, Claudia Spirandelli, quanto mais cedo forem diagnosticadas as hepatites, melhor o tratamento para o paciente. “Durante todo o ano realizamos orientações nas unidades de saúde e ações em empresas e universidades para ressaltar as formas de prevenção e as conseqüências quando não há a prevenção e cuidados. Além disso, também aconselhamos sobre a importância do teste rápido, que é gratuito e sigiloso. Quanto mais cedo for diagnosticada a presença do vírus, maiores são as chances de evitarmos complicações”, destacou.

A coordenadora ainda alerta que a hepatite A é um dos tipos cuja transmissão tem trazido uma preocupação nos últimos tempos. “Vários países notificaram um aumento de casos dessa hepatite via transmissão sexual, já que o tipo A acontece quando há um contato fecal-oral.”

Prevenção

A vacina é uma forma de prevenção para as hepatites dos tipos A e B, que são ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Atendimento Integrado (UAI) o ano todo. No total, são 74 salas de vacina disponíveis para a população.

A vacina que previne o tipo A é aplicada em crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já para o tipo B, a imunização acontece ao nascer e depois as doses são reforçadas na Pentavalente com 2, 4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses, a depender da situação do cartão de vacina e da idade. Para o tipo C, não existe vacina.

Atendimento o ano todo

O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da hepatite. Por isso, é importante consultar um profissional de saúde diante dos sintomas da hepatite A (náusea, vômitos, febre, amarelamento da pele e olhos) e realizar os testes rápidos, que detectam os tipos B e C.

O Ambulatório Herbert de Souza oferece testes rápidos para as duas hepatites virais     e tratamento para os tipos B e C da doença, já que para o A não há tratamento específico, devendo cada caso ser acompanhado pelo médico.

Fique ligado!

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:

- Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

- Transmissão sanguínea: relação sexual desprotegida ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam; da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Para mais informações, ligue (34) 3215-2444 ou procure a unidade, localizada na  rua Avelino Jorge do Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt. Os testes são sigilosos e podem ser feitos diariamente, das 7h às 11h ou das 13h às 16h. 

Uberlândia - MG
Atualizado às 04h57
22°
Alguma nebulosidade Máxima: 28° - Mínima: 18°
22°

Sensação

11 km/h

Vento

50%

Umidade

Fonte: Climatempo
AURORA FM
Guia
Municípios
Clara Turismo
drogafor
Últimas notícias
Mais lidas