Sábado, 23 de Outubro de 2021
30°

Nuvens esparsas

Uberlândia - MG

Cidade Região Oeste

Obras de duplicação da avenida Judeia atingem 70% de conclusão

SERVIÇO TAMBÉM ENGLOBA A EXECUÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM DA ÁGUA PLUVIAL NA VIA

22/09/2021 às 17h41
Por: Irineu Castanheira Fonte: Secom Uberlândia
Compartilhe:
Obras de duplicação da avenida Judeia atingem 70% de conclusão

As obras de mais um importante recurso de mobilidade urbana estão avançadas. A execução da duplicação e drenagem da avenida Judeia, no bairro Jardim Canaã, está com 70% de conclusão. A nova estrutura beneficiará diretamente os bairros Canaã, São Lucas, Jardim Célia, Panorama, Jardim Maanaim, Residencial Pequis, Monte Hebron, São Bento, Lago Azul e Morada Nova. A obra faz parte do programa Uberlândia Integrada II

A drenagem pluvial e a duplicação da avenida Judeia é uma adequação da via para absorver o tráfego gerado pelo Terminal Jardins. A estrutura completa da via vai passar de 14 metros para 40 metros de largura, com duas faixas de rolamento por sentido e estacionamento, além de canteiro central e ciclovia.

No local já foram executados 1,8 quilômetros de pavimentação das vias dos 2,4 quilômetros totais da obra, com 12 metros de largura; 1 quilômetro dos 1,5 quilômetros totais de ciclovia, com 3 metros de largura e o sistema de drenagem, que vai ampliar o escoamento da água da chuva no local, que ao fim da obra terá 3.600 metros, restam apenas 600 metros para ser finalizado. Na sequência será executado o recapeamento da pista antiga, finalizando a pavimentação nova e o remanejamento de parte do canteiro central da via anterior. Após a conclusão das pistas, da drenagem e da ciclovia, será instalado o sistema de iluminação.

Terminal Jardins

O Terminal Jardins estará localizado na avenida Judeia, no cruzamento com a avenida Judá. A estrutura está sendo erguida em um terreno de 37,4 mil m², com 8,7 mil m² de área construída e vai contar com três plataformas de embarque e desembarque, área de estocagem, área para os motoristas, bilheteria, sala administrativa, área de estacionamento, bicicletário e área de expansão.

Os trabalhos são fiscalizados pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, e executados pela Dreste Construtora, empresa escolhida por meio do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), considerado um sistema licitatório mais ágil.

Uberlândia Integrada II

O programa Uberlândia Integrada II é fruto de um financiamento do Ministério das Cidades, por meio do Pró-Transportes, e retomado recentemente no âmbito do programa Uberlândia Integrada I e II. Esse recurso tem caráter vinculado, ou seja, só pode ser utilizado em obras estruturais de mobilidade. O programa Uberlândia Integrado I foi lançado pelo prefeito Odelmo Leão ainda durante a sua gestão de 2009 a 2012 e viabilizou outras inúmeras obras pela cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários