Segunda, 25 de Outubro de 2021
28°

Nuvens esparsas

Uberlândia - MG

Brasil Brasil

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA NOSSA HISTÓRIA

As experiências que foram adquiridas e acumuladas ao longo da vida servem para nos fortalecer enquanto cidadãos

17/09/2021 às 18h44 Atualizada em 17/09/2021 às 19h12
Por: Ozéias Caetano Fonte: Ozéias Caetano
Compartilhe:
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA NOSSA HISTÓRIA

O conhecimento da história de um povo é muito importante para poder se compreender o presente e buscar planejar e construir o futuro.

As experiências que foram adquiridas e acumuladas ao longo da vida servem para nos fortalecer enquanto cidadãos, pois tendo o conhecimento, sabemos de onde vimos, o que somos e para onde queremos ir.

Neste sentido, conversar com as pessoas que tem um pouco mais de experiência de vida, traz um grande benefício para a geração da atualidade. Conhecer as histórias, obstáculos, potencialidades, aspectos negativos e positivos que foram preciso serem enfrentados e superados, acresce em cada pessoa experiências que marcarão toda a sua vida.

Hoje, quando estamos a dialogar com  as pessoas idosas, elas tem a capacidade de nos dá uma grande lição para aprimorarmos nossa técnica de como lhe dar com algumas situações conflituosas, pois a experiência vale muito na hora da resolução do problema. Percebe-se que a terceira idade tem a experiência e a juventude tem a força. Quando se soma experiência com a força, se tem a possiblidade real de superar quaisquer desafios que estejam impedindo o nosso crescimento pessoal, intelectual e social. A força deve ser uma energia impulsionadora que gera uma corrente energética que é capaz de trazer as condições necessárias para alcançar o objetivo pretendido. A força é a vontade, o desejo de alcançar uma meta que fora estabelecida.

Nesse tempo atual, verifica-se que muitos idosos ou, simplesmente, muitos membros da corrente da terceira idade estão sendo esquecidos pelos seus familiares. Estão sendo negligenciados, tudo em nome da modernidade e modernização de um Capitalismo selvagem que distancia as pessoas, que trabalha a cabeça de muita gente para valorizar o trabalho de forma extremado e de incutir na mente humana que qualquer pessoa que não esteja mais na idade produtiva, já não representa muito valor nessa sociedade excludente, preconceituosa e desumana.

Percebe-se a valorização do ter em detrimento do ser. Esquece-se de que as experiências são fundamentais para o progresso de um povo. Necessário é que se comece a perceber que todos aqueles que doaram suas vidas em prol de um projeto maior, precisam ser reconhecidos e enaltecidos para que sirvam de bons exemplos para as gerações do presente e do futuro.

Que possamos refletir melhor sobre o nosso comportamento diante desse cenário em que vivemos onde a oportunidade de se ter uma vida longa está sendo dada a tantas e tantas pessoas. Que a nossa atenção seja redobrada para poder beber da fonte do conhecimento que é trazido até nós pelos entes queridos, que todos nós temos e, assim podermos assimilar tais experiências que se somarão a nossa força para que possamos vencer os obstáculos que a vida nos apresenta.

Avante idosos na luta pelo compartilhar de experiências. A nossa geração necessita ouvir mais suas histórias e. mesmo que não se demonstre que essas experiências são importantes, não se tem dúvida alguma que servirá para orientar cada vez mais uma sociedade carente de boas orientações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Compartilhando Experiências
Compartilhando Experiências
Sobre Compartilhando Experiências Por Ozéias Caetano da Silva - Psicanalista
Uberlândia - MG Atualizado às 17h44 - Fonte: ClimaTempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 29°

Ter 29°C 20°C
Qua 26°C 19°C
Qui 28°C 18°C
Sex 29°C 19°C
Sáb 28°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes