Domingo, 26 de Setembro de 2021
20°

Poucas nuvens

Uberlândia - MG

Geral Tocantins

Centro Integrado de Operações Aéreas promove treinamento para agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Palmas

Treinamento foi realizado em dois dias e ocorreu em parte na Escola Superior da Polícia Civil

15/09/2021 às 16h20
Por: Irineu Castanheira Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Agentes de trânsito participam de simulação de apoio ao Ciopaer - Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins
Agentes de trânsito participam de simulação de apoio ao Ciopaer - Foto: Luiz de Castro/Governo do Tocantins

O Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (Ciopaer), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), ministrou nos últimos dias 13 e 14 de setembro, em Palmas, treinamento para cerca de 40 agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Sesmu), de Palmas. Divididos em duas turmas de 20 alunos, os agentes receberam instruções teóricas, que ocorreram na sede da Escola Superior da Polícia Civil (Espol), em Palmas, e práticas, que foram realizadas ao lado do estádio Nilton Santos, também na Capital.

O treinamento teve por finalidade capacitar os agentes de trânsito para atuar em Zonas de Pousos de Helicópteros (ZPH), balizamento, quando se faz necessário interromper ou controlar o trânsito em vias públicas para que a aeronave possa pousar em segurança e realizar resgates aeromédicos ou mesmo auxiliar equipes de solo em ações de segurança pública. Além de noções de embarque e desembarque em aeronave, os agentes foram capacitados no sentido de apoiar a tripulação do helicóptero na escolha de locais apropriados para pouso, sempre em estrita observância às regras de segurança de tripulantes, vítimas e população em geral.

Logo após as 17 horas dos dois dias de curso, as ações ocorreram nas imediações do estádio Nilton Santos, quando os agentes de trânsito puderam colocar em prática todos os ensinamentos assimilados durante as aulas teóricas e puderam conhecer o funcionamento do helicóptero do Ciopaer. Ao final do treinamento, os agentes, que atuam diariamente nas vias públicas da Capital, se mostraram bastante satisfeitos com as novas técnicas adquiridas, visto que elas serão de grande importância no auxílio às equipes do Ciopaer, sempre que seja necessário atuar em ações conjuntas que exijam a mobilização para ações de resgate aeromédico, dentre outros.

O diretor do Ciopaer, major Gustavo Bolentine, enalteceu o treinamento que já está em sua terceira edição e se disse muito satisfeito, uma vez que os objetivos propostos foram alcançados. “Contamos com a ajuda dos agentes de trânsito que muito já nos auxiliam em pousos nas vias públicas e nas imediações de hospitais, em Palmas. Esse treinamento possibilitou repassar, aos profissionais do trânsito do trânsito, técnicas para que eles possam desempenhar seu trabalho diário com mais conhecimento e qualidade no que diz respeito às operações aéreas realizadas em Palmas”, ressaltou o diretor.

Também presente e participando do evento, a superintendente de Trânsito e Transporte da Capital, Valéria Oliveira, reforçou a importância do curso oferecido aos agentes de trânsito de Palmas. "Esse treinamento traz aos agentes de trânsito um aperfeiçoamento para que eles conheçam todos os procedimentos que a aeronave precisa para operar em áreas urbanas e assim contribuir para que o pouso seja seguro tanto para a tripulação quanto para as pessoas que estão circulando no entorno”, afirmou a superintendente.

Para Valéria Oliveira, a capacitação é muito bem-vinda e positiva, pois tende a somar e contribuir para que os agentes de trânsito estejam aptos a prestar apoio à unidade aérea sempre que necessário. “Agradecemos à Secretaria da Segurança Pública, por meio do Ciopaer, pela excelência do treinamento que nos foi propiciado e esperamos continuar com essa parceria para a realização de novas ações no futuro”, informou.

Centro Integrado de Operações Aéreas promove treinamento para agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Palmas
Agentes de trânsito participam de treinamento prático com o Ciopaer - Luiz de Castro/Governo do Tocantins
Centro Integrado de Operações Aéreas promove treinamento para agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Palmas
Ações de simulação real são realizadas durante treinamento ministrado pelo Ciopaer - Luiz de Castro/Governo do Tocantins
Centro Integrado de Operações Aéreas promove treinamento para agentes da Secretaria Municipal de Trânsito de Palmas
Instrutores do Ciopaer durante aulas teóricas na Escola Superior da Polícia Civil - Luiz de Castro/Governo do Tocantins