Segunda, 25 de Outubro de 2021
28°

Nuvens esparsas

Uberlândia - MG

Cidade Uberlândia

37ª Campanha de Vacinação Antirrábica tem início na área rural

IMUNIZAÇÃO DE CÃES E GATOS OCORRE DAS 7H30 ÀS 17H30. ETAPA URBANA COMEÇA EM 23 DE OUTUBRO

13/09/2021 às 08h20
Por: Irineu Castanheira Fonte: Secom Uberlândia
Compartilhe:
37ª Campanha de Vacinação Antirrábica tem início na área rural

Iniciada nesta segunda-feira (13), a 37ª Campanha de Vacinação Antirrábica começou a percorrer propriedades rurais para imunizar cães de gatos. A estimativa do Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses, é de que sejam aplicadas cerca de 14 mil doses na etapa rural que segue 15 de outubro. Devem receber a dose cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação.

A iniciativa da Prefeitura visa garantir que a cidade continue sem registros da doença – uma infecção viral aguda que não tem cura, e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais. A coordenadora do programa, Lilian Andrade, destaca que os proprietários devem ter consciência e aproveitar a oportunidade de prezar pela saúde dos animais.

“A raiva uma doença transmissível ao homem. A partir dos sintomas, o animal encaminha para óbito em poucos dias, pois a letalidade é de 100%.  A prevenção é a vacinação anualmente. Animais doentes, gestantes ou lactantes devem ser encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses após o desmame ou quando estiverem sadios”, orientou.

A passagem das equipes na zona rural ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, até 15 de outubro. A ação ocorre dia 18 em Tapuirama, e dia 25 em Cruzeiro dos Peixotos. No dia 2 de outubro será a vez dos setores das chácaras Jockey Camping, Douradinho e Panorama. 

Etapa urbana

Na área urbana, a campanha ocorrerá de 23 a 30 de outubro. O esquema de vacinação está sendo elaborado para atender todos os setores da cidade, seguindo os protocolos de biossegurança e distanciamento social. Quem não conseguir levar os animais para a imunização, basta ligar no Centro de Controle de Zoonoses: 3213-1470.

Combate à raiva      

As ações do Programa de Controle da Raiva acontecem permanentemente durante todo o ano, com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento do vírus, além de um posto de vacinação no CCZ. Um conjunto de fatores que deixa Uberlândia há mais de 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.

Embora o município apresente uma realidade positiva, a participação da comunidade é fundamental para manter os índices atuais. A doença não tem cura e pode levar os animais à morte em poucos dias após o surgimento dos primeiros sintomas. O mesmo acontece com o ser humano se não procurar atendimento médico rapidamente após ser mordido por algum cão ou gato infectado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia - MG
Uberlândia - MG
Sobre o município Uberlândia é um município brasileiro do interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se a oeste da capital do estado, Belo Horizonte, distanciando-se desta cerca de 537 quilômetros. Sua população, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 683 247 habitantes em 2018
DROGARIA FARMA NOSSA
DROGARIA FARMA NOSSA
Sobre DROGARIA FARMA NOSSA ATENDIMENTO DIRETO COM O FARMACÊUTICO - Uma farmácia completa para você!
Uberlândia - MG Atualizado às 16h43 - Fonte: ClimaTempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 17° Máx. 29°

Ter 29°C 20°C
Qua 26°C 19°C
Qui 28°C 18°C
Sex 29°C 19°C
Sáb 28°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes