Uberlândia

UBSF Novo Umuarama é entregue a população

Unidade de atenção primária vai acolher 8 mil moradores do bairro Minas Gerais

08/07/2019 19h29
Por: Castanheira
Fonte: Secom/PMU
Divulgação
Divulgação

O prefeito Odelmo Leão entregou, nesta segunda-feira (8), as novas instalações da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Novo Umuarama, no bairro Minas Gerais, para a população. Com 560 m² de construção, a nova estrutura está localizada no cruzamento das ruas da Fartura e Galiano Torrano e conta com mais de 20 salas de atendimento, que oferecem amplo espaço para o acolhimento multiprofissional e mais comodidade aos oito mil pacientes da área que será cobertura pela unidade.

Funcionando anteriormente em outro local no mesmo bairro, a nova estrutura da UBSF vai propiciar um atendimento ainda mais adequado aos pacientes. O prefeito Odelmo Leão destacou que a entrega do novo espaço é resultado dos esforços da Administração Municipal em recuperar e melhorar os serviços nas áreas essenciais.

“Com esse novo espaço, estamos oferecendo melhores condições de atendimento para nosso povo. É um lugar com estrutura e acessibilidade para todos, com equipamentos novos e um ambiente adequado. É meu compromisso melhorar a Saúde e estamos trabalhando diariamente para cumprir”, ressaltou.

Acolhimento integral

A UBSF Novo Umuarama receberá duas equipes já atuantes (que antes trabalhavam em um imóvel alugado) do Programa Saúde da Família, composta por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e por agentes de comunitários de saúde, que auxiliam no cadastramento e acompanhamento das famílias da área de abrangência na unidade.

Além do atendimento médico, a comunidade tem à disposição o serviço de imunização e sala de curativos e outros procedimentos.  A população também conta com o atendimento da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que fornece acolhimento multiprofissional com psicólogo, assistente social, educador físico e fisioterapueta.

“A atual administração vem desenvolvendo uma linha de construir unidade próprias, com toda infraestrutura que a comunidade merece. Acredito que estes investimentos darão um retorno significativo aos indicadores de saúde desta região. Inclusive, os agentes comunitários de saúde desta unidade já vão trabalhar com tablet, para otimizar o trabalho, garantindo que todo o sistema registre rapidamente em tempo real o que foi identificado nas famílias durantes as visitas”, contou o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho.

Compromisso com a comunidade

A construção da nova unidade reforça o compromisso do prefeito Odelmo Leão. Iniciada em 2014 e paralisada com metade de execução em 2015, a construção foi retomada em setembro de 2018 graças aos esforços da atual gestão da Prefeitura de Uberlândia para recuperar e garantir os serviços de qualidade para a população. Mais de R$ 900 mil foram investidos pela administração para que a unidade fosse finalizada.

“Volto a repetir que, apesar das dificuldades financeiras causadas pelas dívidas herdadas e pelo não repasse de recursos obrigatórios, estamos fazendo e faremos tudo o que for necessário para garantir que nosso povo seja atendido e beneficiado, sobretudo, nas áreas essenciais”, disse o prefeito Odelmo Leão.