Guiamg
Vôlei

Lançado oficialmente Pré-Olímpico de Vôlei em Uberlândia

Evento ocorrerá na Arena Sabiazinho nos dias 1º, 2 e 3 de agosto; seleções do Brasil, Azerbaijão, Camarões e República Dominicana disputam a prévia

03/07/2019 06h54
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Secom/PMU
Divulgação
Divulgação

O prefeito Odelmo Leão lançou oficialmente nesta terça-feira (02), durante solenidade no Centro Administrativo Municipal, a realização do Torneio Pré-Olímpico de Vôlei Feminino, em Uberlândia. O evento internacional, que abre as comemorações do aniversário de 131 anos da cidade, será realizado na Arena Sabiazinho, nos dias 1º, 2 e 3 de agosto. O desempenho na competição dará vaga para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Além da Seleção Brasileira, marcará presença as equipes do Azerbaijão, Camarões e República Dominicana. A previsão é que as seleções comecem a chegar a partir do dia 30 deste mês.

O Pré-Olímpico será disputado somente em seis cidades do mundo, sendo que Uberlândia será a única do Brasil a receber os jogos. “Já tivemos duas finais de Superliga e, agora, vamos sediar o Pré-Olímpico, torneio que antecede a mais importante competição do mundo. Construímos a Arena Sabiazinho para que nossa cidade pudesse promover grandes eventos, que são de grande importância para o desenvolvimento econômico e social. Um evento dessa grandeza vem para divulgar ainda mais o nome de Uberlândia, que já é uma importante referência no esporte”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Importante também ressaltar os benefícios que a capitação de evento esportivo deste porte traz para a cidade de Uberlândia. Em contrapartida por se oferecer como sede do Pré-Olímpico, a Federação Mineira de Vôlei (FMV) realizará diversas atividades na cidade, como palestra ministrada pelo técnico da seleção feminina José Roberto Guimarães, oficinas paras as categorias de base do esporte na cidade e formação de juízes.

O presidente da FMV, Tomás Mendes, destacou a importância das partidas em terras mineiras. “Minas Gerais mostra, mais uma vez, a força do vôlei em uma temporada praticamente perfeita, onde as equipes alcançaram ótimos resultados. Uberlândia passou a respirar vôlei nos últimos anos, uma cidade que possui excelente estrutura de hotéis, bares, restaurantes, aeroporto, ótima mobilidade urbana e excelente ginásio. É importante destacar também o esforço do prefeito e todos da Prefeitura envolvidos”, concluiu.

 

Seis cidades

Os Jogos de Tóquio serão disputados por 12 seleções. Nesta etapa classificatória, vão garantir classificação os primeiros colocados de cada chave, que serão disputadas em seis países: Brasil (Uberlândia), China (Ningbo), Estados Unidos (Shreveport-Bossier City), Itália (Catânia), Polônia (Breslávia) e Rússia (Kaliningrado).

Os jogos da Seleção Brasileira na competição serão exibidos ao vivo em canal aberto (TV Globo), enquanto as demais partidas serão transmitidas em canal fechado. A tabela definitiva de jogos ainda não foi divulgada, mas o Brasil está previsto para jogar nos dias 1º e 2 às 14h30 e no dia 3 de agosto às 10h.

 

Quatro medalhas olímpicas

A Seleção Brasileira Feminina de Vôlei é dona de quatro medalhas olímpicas: dois ouros (Pequim 2008 e Londres 2012), além de dois bronzes (Atlanta 1996 e Sydney 2000).

 

Fique ligado!

O quê: Torneio Pré-Olímpico de Vôlei Feminino

Quando: 1º, 2 e 3 de agosto

Onde: Uberlândia – Arena Sabiazinho

Equipes: Grupo D com Brasil, Azerbaijão, Camarões e República Dominicana (apenas o primeiro colocado garante vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020)