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Cidade Patos de Minas

Prefeitura de Patos de Minas economiza mais de R$ 6,3 milhões ao tornar digitais serviços públicos

Economia acontece graças ao sistema da startup AprovaDigital, que digitaliza e desburocratiza processos públicos

14/06/2021 17h30 Atualizada há 1 mês
Por: Irineu Castanheira Fonte: Diego Palma
Prefeitura de Patos de Minas economiza mais de R$ 6,3 milhões ao tornar digitais serviços públicos

São Paulo, junho de 2021 - Transformação digital se tornou uma das expressões mais vistas e ouvidas durante a pandemia do novo Coronavírus. O setor privado levou suas operações para a internet - parcial ou integralmente - e reinventou a maneira de atender as pessoas. No setor público isso também vem acontecendo. A Prefeitura de Patos de Minas é um desses exemplos. O órgão também aderiu a essa revolução ao tornar digitais e desburocratizar 61 serviços, contratando a startup AprovaDigital , especialista em tecnologias para o setor público. O resultado dessa parceria é uma economia de R﹩6,360 milhões aos cofres do município, desde o primeiro processo solicitado digitalmente em novembro do ano passado. Já são mais de 58.000 solicitações digitais que partiram dos cidadãos no AprovaDigital.

"O Aprova Digital tem sido essencial no processo de vacinação do município. É por meio dele que fazemos os cadastros e conferências, o que nos fez ter destaque nos números de vacinação no estado de Minas Gerais. Também é fundamental para a modernização que estamos implementando na gestão como um todo. Hoje temos, por exemplo, alvarás que levavam dias e agora saem em 24h. Mais do que a economia financeira, a desburocratização do serviço público vem para mostrar que a inovação é o caminho certo.", declarou Douglas Tavares, assessor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Patos de Minas.

Um dos serviços desburocratizado e digitalizado é o cadastramento para a vacinação contra a COVID-19. Ao invés de as pessoas se dirigirem à Prefeitura ou ao posto de saúde, tudo é feito de maneira simples, rápida, eficaz e digital. Os patenses precisam apenas se cadastrar no sistema do AprovaDigital e aguardar o retorno com as instruções sobre a vacinação.

Embora o Brasil precise avançar muito para tornar o setor público mais eficaz, a estratégia adotada pelo município mineiro vai ao encontro do que vem sendo praticado e estimulado pelo Estado, com a estratégia Governo Digital 2020 a 2022. Essa iniciativa promove a transformação digital do Brasil, tornando-o mais acessível à população e mais eficiente em prover serviços ao cidadão.

Um exemplo que comprova o fato da digitalização ser o futuro do serviço público é o da Prefeitura de São Paulo, maior metrópole da América Latina. A cidade conta com mais de 30 serviços digitais e desburocratizados, além de aprovação automática para licenciamentos.

"A transformação digital dos serviços públicos é a tendência para os próximos anos. As novas administrações municipais estão sofrendo com a pandemia de Coronavírus e precisam se reinventar para continuar atendendo a população e gerar economia para a cidade. O nosso sistema supre essa necessidade e ainda gera melhor qualidade de vida para o município. O munícipe pode resolver tudo em alguns cliques, o servidor não tem mais pilhas de papel em sua mesa, pois tudo passa a ser digital e organizado na nuvem, e promovemos a sustentabilidade, pois reduzimos a impressão de papel drasticamente. Além disso, com um cenário mais desburocratizado, o desenvolvimento chega mais rápido", afirma Marco Antonio Zanatta, fundador do Aprova Digital.

Sobre o Aprova Digital

Criado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, o AprovaDigital é um sistema que tem como objetivo tornar digitais os processos burocráticos das prefeituras do Brasil. Presente em cerca de 30 municípios e seis estados, a plataforma traz eficiência, transparência e rapidez a processos como: licenciamento de obras e reformas, licenciamento ambiental e abertura de empresas.

Diego Palma 

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