Sexta, 14 de Agosto de 2020
34 98440 8052
Uberlândia Feira Livre

Profissionais das feiras livres passam por mutirão de vacinação

AÇÃO DA PREFEITURA VOLTADA PARA ESSE PÚBLICO COMEÇOU NESTE SÁBADO (1º)

01/08/2020 18h46
Por: Irineu Castanheira Fonte: Agência PMU
Divulgação
Divulgação

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia percorreram as barracas da feira do livre do bairro Santa Mônica na manhã deste sábado (1º) com o objetivo de vacinar os profissionais desse segmento contra a influenza (gripes H1N1, H3N2 e influenza b), sarampo, rubéola e caxumba. O espaço, localizado na Avenida Ortízio Borges, abriga 92 barracas.

Continua depois da publicidade

“A atividade de hoje faz parte de uma ação que iniciamos nesta semana com os trabalhadores da Central Estadual de Abastecimentos (Ceasa) e seus familiares. Queremos nos certificar que está em dia a imunização desses trabalhadores, que, muitas vezes, passam o dia todo no campo”, explicou a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Claubia Oliveira.

No domingo (2), o trabalho de imunização segue para a feira da Avenida Monsenhor Eduardo, que contempla 111 barracas. Durante a próxima semana, o trabalho será realizado em outras 10 principais feiras da cidade.

O feirante José Roberval da Silva, 51 anos, tomou a vacina que protege contra três tipos de gripe. “Acho muito importante estar protegido. É muito legal esse trabalho da prefeitura”, disse.

Podem vacinar contra influenza os feirantes em qualquer idade. A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, que protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Para tomar a tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba), a faixa etária permitida é de 20 a 49 anos. As duas doenças são infecções virais altamente contagiosas e graves. São transmitidas por secreções como as gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. A forma mais eficaz de prevenção é a imunização.

A Prefeitura de Uberlândia reforça que vacinação da gripe não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas contra o vírus da gripe (Influenza), que provoca uma infecção que pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como idosos e grávidas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.