Domingo, 12 de Julho de 2020
34 98440 8053
Especiais Parque Sabiá

Estádio Parque do Sabiá completa 38 anos

LOCAL FOI INAUGURADO EM 1982 COM O JOGO AMISTOSO ENTRE BRASIL E IRLANDA DO NORTE

27/05/2020 17h17
Por: Irineu Castanheira
Divulgação
Divulgação

O Estádio Parque do Sabiá, palco de grandes eventos esportivos e culturais, completa, nesta quarta-feira (27), 38 anos. O local foi inaugurado em 27 de maio de 1982, com o jogo entre Brasil e Irlanda do Norte, que terminou com goleada brasileira pelo placar de 7 a 0. A partida jogo inaugural é considerada até hoje como um dos principais eventos já realizados no “Gigante do Parque”, 8º maior estádio do país, de acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ao longo da história, o Estádio Parque do Sabiá recebeu grandes shows nacionais e internacionais e foi palco de amistosos da Seleção Brasileira contra Chile, Paraguai e Bulgária e competições como Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, Copa dos Campeões Sul-Americanos de Clubes, Campeonato Brasileiro de Clubes, Campeonato Brasileiro de Clubes de Futebol Feminino, Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores. No âmbito local, o destaque do estádio fica por conta da campanha vitoriosa do Uberlândia Esporte Clube (UEC), que culminou na conquista do título inédito da Taça CBF em 1984.

O estádio tem 15 mil metros quadrados e permissão para receber até 39.990 pessoas nas cadeiras e arquibancadas durante eventos esportivos. Para shows, com a utilização do gramado pelo público, esse número aumenta e pode chegar a 46.782 pessoas.

São 68 saídas de emergência, 21 banheiros, quatro vestiários, sala de imprensa, sala de arbitragem, sala da federação, sala de coletiva de imprensa, área financeira, cabines de transmissão de rádio e televisão, cabine do Corpo de Bombeiros, cabine de controle de iluminação, cabine de controle do placar eletrônico, sala de monitoramento e controle de acesso, departamento médico, bares, catracas, bilheteria e dois camarotes, com 40 cadeiras cada. O local é adaptado para cadeirantes e possui elevadores. A iluminação do campo é feita por 104 refletores.

Melhorias

Recentemente o Estádio Parque do Sabiá recebeu melhorias feitas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Entre elas estão a revisão na parte elétrica e hidráulica, revitalização dos bares, da tribuna de honra, da sala de imprensa e dos camarotes, além de pintura dos corredores de acesso às cabines de rádio, do vestiário principal e do anel inferior (próximo ao fosso), que contorna todo o estádio. O gramado também recebeu tratamento especial e no estacionamento externo foi feita a substituição de lâmpadas queimadas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.