Sexta, 05 de Junho de 2020
34 98440 8053
Uberlândia Saúde

Uberlândia pode ter mais de 46 mil casos suspeitos de Covid-19 até junho

...

08/04/2020 19h47 Atualizada há 2 meses
Por: Irineu Castanheira Fonte: Agência PMU
Divulgação
Divulgação

A fim de conscientizar a população sobre ao cenário da transmissão do novo coronavírus na cidade, a Prefeitura de Uberlândia apresentou, nesta quarta-feira (9), uma projeção dos possíveis casos de Covid-19 até junho deste ano. O estudo também aborda a efetividade do isolamento social voluntário para combater a proliferação, bem como a atual situação dos leitos disponíveis. A análise foi apresentada pelo prefeito Odelmo Leão e o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, durante coletiva de imprensa realizada na sala de reuniões do Centro Administrativo.

 O estudo aponta que, atualmente, a relação de casos confirmados para cada 100 mil habitantes está em torno de 8,38. Número que coloca o município em Estado de Atenção. Acima desse índice, Uberlândia entraria no Estado de Emergência. Por isso, o prefeito Odelmo Leão reforçou a necessidade de todos cumprirem as medidas do Decreto Municipal 18.553 divulgado no mês passado.

“Esse trabalho foi feito nos últimos 16 dias. A situação não é confortável, podemos ter um cenário mais grave se não houver colaboração de todos. Tivemos uma queda na evolução dos casos após uma semana de decreto. Devemos continuar com essas medidas, tomando os cuidados, para no futuro não tomarmos medidas drásticas. Por isso, eu peço à população: fique em casa”, destacou o prefeito.

 A efetividade do isolamento social voluntário foi comprovada na análise por meios das projeções em cima dos casos suspeitos registrados. Na data da finalização do estudo, Uberlândia registrava 1.708 casos suspeitos com a medida de isolamento em vigor. Sem essa prevenção, de acordo com as projeções que foram baseadas no histórico da cidade, seriam 9.636 casos.

Projeção até junho

A situação chama ainda mais a atenção quando se projeta o número de casos suspeitos, mesmo com o isolamento, para o mês de junho. Na projeção até o dia 3 do sexto mês do ano, Uberlândia pode ter mais de 46 mil casos suspeitos da Covid-19. Em relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o cenário é mais alarmante. No fechamento do estudo, eram 23 leitos de unidade intensiva ocupados e 27 de enfermaria. A previsão para junho é de 593 internações em leitos de UTI e 696 nas enfermarias.    

“Não temos condições de criar 500 leitos de UTI. O sistema não vai aguentar. Estamos reativando o antigo Hospital Santa Catarina para dar um alívio à nossa rede que já está sobrecarregada. Mais da metade das internações hoje estão no Hospital Municipal. Ainda estamos conseguindo atender, mas se não houver a colaboração da sociedade, não vamos vencer essa batalha. Temos um feriado prolongado, as pessoas precisam ficar em casa e tomar todos os cuidados”, finalizou o prefeito Odelmo Leão.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Uberlândia - MG
Atualizado às 18h26 - Fonte: Climatempo
24°
Alguma nebulosidade

Mín. 17° Máx. 27°

24° Sensação
13 km/h Vento
57% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Domingo (07/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio