farma nossa
Guiamg
Uberlândia

Inaugurada ponte da rua da Carioca

Estrutura, com mais de 35 metros de extensão, beneficiará diretamente pelo menos oito bairros

16/03/2020 08h34Atualizado há 3 semanas
Por: Irineu Castanheira
Fonte: Agência PMU
Divulgação
Divulgação

O setor Sul da cidade passou a contar com mais uma importante rota de ligação com outras regiões da cidade a partir desde sábado (14). Trata-se da ponte da rua da Carioca, a terceira obra do programa Uberlândia Integrada II inaugurada pelo prefeito Odelmo Leão em menos de um mês. A estrutura, com mais de 35 metros de extensão, beneficiará diretamente pelo menos oito bairros, possibilitando a criação de novas linhas do transporte público, além de se tornar a principal forma de acesso ao Polo Tecnológico.

Continua depois da publicidade

Pensada para atender a grande expansão do setor sul da cidade, que cresce a cada dia com conjuntos habitacionais, universidades, entre outros empreendimentos, a previsão é que cerca de 25 mil veículos passem diariamente pela ponte. A estrutura foi batizada de Ponte Alceu dos Santos, em homenagem ao falecido vereador que participou da elaboração da Lei Orgânica Municipal.

Como parte do projeto de mobilidade de Uberlândia, a ponte conta com duas faixas de rolamento em cada sentido, dando fluidez ao trânsito. Além disso, a ponte foi equipada com ciclovia e calçada para pedestres. O projeto contemplou ainda a extensão e duplicação da avenida Ibiporã.

“Não podemos dizer que a obra beneficiará um setor da cidade, uma vez que nessa região estão diversas universidades, hospital, condomínios. Então, pessoas de todas as partes da cidade irão utilizar essa nova rota como forma de acesso à esses locais. Esse é o desenvolvimento da nossa cidade, com uma gestão pensando no futuro, no crescimento e pensando de forma inteligente em uma mobilidade urbana que possibilite um trânsito seguro e ágil para todos, sobretudo, para o transporte público”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Transporte público

Além de criar mais uma possibilidade para o trânsito entre o setor sul e as outras regiões da cidade, a ponte da rua da Carioca proporcionará a criação de novas rotas do transporte público. Assim, oito bairro serão beneficiados diretamente: Chácaras Tubalina, Cidade Jardim, Gávea, Jardim Karaíba, Morada Da Colina, Nova Uberlândia, Patrimônio e Shopping Park.

A construção da ponte da rua da Carioca faz parte da segunda etapa do programa Uberlândia Integrada, retomada pelo prefeito Odelmo Leão em 2018. São mais de R$ 140 milhões em investimentos em mobilidade em todas as regiões. O programa contempla dezenas de intervenções viárias pela cidade, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras, travessias e a execução de 263 km (mais de 168 ruas e avenidas) de recapeamento de vias de todas as regiões.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários