Página Inicial / CIDADE / Uso consciente da água é a solução para que Uberlândia enfrente estiagem prolongada

Uso consciente da água é a solução para que Uberlândia enfrente estiagem prolongada

Dmae orienta população a economizar, já que a escassez de chuvas e o alto consumo comprometem os níveis dos reservatórios da cidade

De acordo com o Laboratório de Cllimatologia e Recursos Hídricos do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), estiagem que atinge a cidade deve continuar pelos próximos dias. Para não comprometer o abastecimento de água em Uberlândia, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) alerta: é necessário reduzir o consumo de água, que hoje está em média de 280 litros por habitante. O índice está muito acima do que é preconizado pelo Trata Brasil (instituto que trabalha pelos avanços do saneamento básico e na proteção de recursos hídricos no país), que é de 185 litros por pessoa. Outro indicador que comprova o uso elevado em Uberlândia é um aumento de 30% do consumo de água em relação ao registrado no mês junho.

Mais de três meses sem chuva

Uberlândia já registra mais de 100 dias sem chuvas e não há previsão de para os próximos 10 dias, segundo Luiz Antônio de Oliveira do Laboratório de Cllimatologia e Recursos Hídricos do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “A previsibilidade é que o período chuvoso se inicie no início de outubro”, afirma Luiz Antônio de Oliveira. Segundo ele o que ocorreu de diferente neste ano é que as pancadas de chuvas que normalmente ocorrem em maio e junho não aconteceram devido a um bloqueio atmosférico.

Como as chuvas ainda demorarão a chegar em Uberlândia, o diretor-geral do Dmae, Sérgio Vieira Attie, reforça que o momento é de economia. “É uma hora muito oportuna para pedir que a população nos ajude e faça o uso consciente da água, já que registramos o excesso de consumo e que os reservatórios da cidade estão baixos. Nosso intuito é não comprometer o abastecimento e atitudes como varrer o quintal, tomar banhos mais curtos e reutilizar a água da máquina de lavar são algumas das atitudes essenciais para que isso aconteça. Quem poupa nunca vai ficar sem”, disse Sérgio Attie.

Abastecimento

Apesar da escassez de chuva, o abastecimento em Uberlândia segue normalmente. Contudo, se o consumo não diminuir, é possível que ocorra a redução do abastecimento ou até mesmo falta de água. Para se ter uma ideia de como estão reservatórios nível do canal de na Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira está estável em 2,43 metros. O ideal é operar em 3 metros.

Você pode Gostar de:

A quarta edição do Mercado de Pulgas é neste domingo (6)

Vem aí mais uma grande edição do já consagrado Mercado de Pulgas – Antiguidade e …

Encerrada a semana do desarmamento infanto-juvenil

O encerramento da Semana de desarmamento infantujuvenil aconteceu no Parque do Sabiá A iniciativa, que …

Abrigos de ônibus estão sendo instalados no Residencial Pequis

Implantação de novos equipamentos será realizada – na primeira etapa – em 50 bairros de …