Página Inicial / CIDADE / Mercado Municipal é atração turística de Uberlândia

Mercado Municipal é atração turística de Uberlândia

Prédio histórico oferece opções em gastronomia, cultura e diversão

Conhecido como um dos prédios mais antigos de Uberlândia, o Mercado Municipal se configura como um espaço múltiplo, de manifestação cultural, de lazer, de comércio e de serviços. Referência para a cidade e região, foi construído em 1944, com uma arquitetura considerada avançada para a época. Está localizado no hipercentro da cidade, conta com três blocos e foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 2002.

Aberto de segunda a domingo, recebe mais de 6 mil pessoas por mês. Gente que vive na cidade e que mora em outras partes do Brasil ou do mundo. Bruna Catete é uma das visitantes que fez questão de passar no mercado para levar uns quitutes mineiros para a cidade de Belém. A paraense veio a Uberlândia para visitar a irmã, Vanessa, que se mudou para a cidade há dez meses. “Fiz questão de vir ao Mercado Municipal tanto na primeira vez que estive na cidade quanto agora. Passei para comprar queijos, doces e pimentas. São iguarias que temos lá, mas o sabor daqui é diferente, é bom demais”, disse. Além de artigos típicos da região, como doces e queijos tradicionais e regionais que Bruna levou para casa, o Mercado também comercializa peixes, frutos do mar, carnes, frios laticínios e congelados, mel e derivados.

De tudo um pouco

A farmacêutica Fabiana Almeida Borges é natural de Campina Verde, mas vive em Uberlândia há mais de cinco anos e costuma visitar o Mercado Municipal em busca de itens de artesanato e comidas típicas. Como o atendimento é personalizado, tipicamente mineiro e o estacionamento é amplo e gratuito, ela já virou cliente. “Além de ser um lugar histórico, tem comidas típicas e opções de lazer, como os barzinhos e o próprio teatro”, afirmou. Ela conta que há cerca de dois anos conheceu o Teatro de Bolso, quando sua filha mais velha se apresentou com turma de jazz no local.

Além das apresentações culturais, que acontecem semanalmente no espaço, lanchonetes, bares e restaurantes deixam o mercado movimentado nos finais de semana. Centenas de pessoas aproveitam os dias de descanso para encontrar os amigos e botar a conversa em dia, além de poder dar aquela passadinha nas lojas que vendem produtos de agropecuária, de artesanato, de bebidas e outras utilidades.

Vale lembrar que dois bares do Mercado Municipal ficaram entre os três primeiros colocados do Comida di Buteco de 2017. Um venceu o concurso pela terceira vez, com o prato Parmegiana a Palito do Mercado e o outro ficou em segundo lugar com o prato Tareco da Taboca.

Dinamar Ramos trabalha na banca de doces há oito anos e conta que sábados e domingos são muito movimentados. “As pessoas gostam dos produtos e retornam depois para comprar doces e geleias, principalmente. Aos fins de semana, é maior o movimento e a gente não para”, explicou.

Barbearia

Também dá pra dar um trato no cabelo na barbearia, consertar os calçados na sapataria e deixá-los lindos na engraxataria, além de conferir as novidades da livraria, da tenda de cachaças e da tabacaria. Há pouco mais de um ano, Cauê Ribeiro resolveu deixar a antiga ocupação para seguir uma tradição familiar: assumiu a barbearia do avô, Dailton Cândido Moacir, que há 35 anos exerce a profissão no Mercado Municipal.

“Sempre frequentei a barbearia para acompanhá-lo e fui tomando gosto pelo trabalho. Como ele tem se afastado um pouco, para descansar por causa da idade, acabei assumindo e tenho adorado. Devo ter herdado pelo menos uns 50 clientes dele, além dos novos que aparecem, porque o hábito de cuidar da barba tem voltado à tona”, disse.

O comerciante José Pedrosa Júnior corta cabelo na barbearia há mais de seis anos e afirma que o serviço oferecido está entre os melhores da cidade. “Moro em Uberlândia há nove anos e testei outros locais, mas o Mercado é muito aconchegante e o trabalho deles é bem feito. Resolvi prestigiar sempre”, afirmou.

Conheça!

O quê: Mercado Municipal
Onde: Rua Olegário Maciel, 255 – Centro
Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h e domingos e feriados, das 8h às 12h30

Você pode Gostar de:

A quarta edição do Mercado de Pulgas é neste domingo (6)

Vem aí mais uma grande edição do já consagrado Mercado de Pulgas – Antiguidade e …

Encerrada a semana do desarmamento infanto-juvenil

O encerramento da Semana de desarmamento infantujuvenil aconteceu no Parque do Sabiá A iniciativa, que …

Abrigos de ônibus estão sendo instalados no Residencial Pequis

Implantação de novos equipamentos será realizada – na primeira etapa – em 50 bairros de …