Página Inicial / DESTAQUE / Memórias : Em 1968 Nascia a Faculdade de Odontologia de Uberlândia

Memórias : Em 1968 Nascia a Faculdade de Odontologia de Uberlândia

O primeiro passo dado em função da criação da Faculdade de Odontologia foi obra do Deputado Estadual Homero Santos, que conseguiu aprovação de projeto de Lei criando a Autarquia Educacional de Uberlândia, sancionado pelo então Governador Israel Pinheiro – Lei n º 4.257, de 27 de setembro de 1968, que estabeleceu os Estatutos da Instituição.

Em junho de 1969, por indicação do Deputado Homero Santos, foi nomeado e a 24 do mesmo mês, empossado no cargo de Diretor da Autarquia, o Sr. Wilson Ribeiro da Silva, que deu imediatamente providências para a criação da Faculdade de Odontologia de Uberlândia.

Iniciando as “demarches”, já então contando com a colaboração do Diretor da Faculdade, Dr. Laerte Alvarenga de Figueiredo, organizou o corpo docente para formação do processo, obteve da Fundação Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia, um convênio para o funcionamento. Concluído o processo e atendidas todas as exigências legais, obteve aprovação o Conselho Estadual conforme parecer que encaminhou ao Ministério da Educação. Na área estadual houve completa cobertura do Deputado Homero Santos, e a seguir, na esfera federal contou com o apoio do Deputado Federal Rondon Pacheco, até que em 21 de maio de 1970, o Exmo. Sr. Presidente da República, General Emílio Garrastazu Médici, assinou o Decreto nº 66.610, juntamente com o Ministro Jarbas Passarinho, autorizando o funcionamento da nova Faculdade Uberlandense.

Imediatamente após, no dia 23 de maio, procedeu-se à instalação solene da Faculdade, data oficial de sua fundação, ocasião em que o Diretor da Escola da autarquia assinaram solenemente o Edital do 1º Concurso Vestibular a ser realizado a partir do dia 10 de junho de 1970, cujas aulas respectivas tiveram início em fins de junho, com uma missa solene celebrada pelo Padre João Biagione. No decorrer dos primeiros meses do curso, os estudantes reunidos especialmente para esse fim, fundaram o Diretório Acadêmico da Faculdade, dando-lhe o nome de “Diretório Acadêmico Homero Santos”, em homenagem ao idealizador da escola.

Além do Diretor da Faculdade, Dr. Laerte Alvarenga Figueiredo, deve ser registrada a contribuição dada pelos professores que constituíram o primeiro Conselho Superior da Autarquia e que foram sustentáculos da obra, aprovando as medidas que se faziam necessárias ao empreendimento: Dr. Índio de Carvalho Luz, Dr. Roberto Miguel, Dr. Alaor Alvares, Dr. Layrton Borges de Miranda Vieira, o próprio Dr. Laerte Alvarenga Figueiredo, funcionando como suplente o Dr. Edmundo Rodrigues da Cunha Filho.

Em 1971, já foi realizado o segundo Concurso Vestibular, em 24 de fevereiro e em 1972 o 1º Concurso Vestibular Unificado da Autarquia realizado em 9 de janeiro de 1972. Em fins de 1971, Autarquia Educacional alugou o prédio do Colégio Franciscano de N.S. de Fátima, procedendo sua completa adaptação para instalação da Faculdade, cujas aulas tiveram início em princípio de 1972, já concluído o curso básico da primeira turma, já que todo o básico era ministrado na Escola de Medicina. Em junho de 1972 foi feita concorrência pública para aquisição do equipamento da Policlínica da escola, cuja instalação se deu em novembro do mesmo ano, em solenidade presidida pelo Governador Rondon Pacheco e com a participação do Deputado Federal Homero Santos. A policlínica recebeu o nome do Governador Rondon Pacheco como homenagem da escola, em virtude do apoio decisivo que recebeu do governo do Estado.

Já em fins de 1972, o governo do Estado houve por bem transferir as escolas da Autarquia Educacional para a Universidade de Uberlândia, tendo o Governador Rondon Pacheco sancionado lei nesse sentido e firmado escritura pública em 1º de fevereiro de 1973. Em 1974 forma-se a primeira turma da Faculdade de Odontologia.

Veja vídeo institucional da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia (FOUFU) exibido em referência aos 40 anos do curso de graduação em Odontologia. Material produzido pela TV Universitária

http://www.fo.ufu.br

Você pode Gostar de:

Abrigos de ônibus estão sendo instalados no Residencial Pequis

Implantação de novos equipamentos será realizada – na primeira etapa – em 50 bairros de …

Grande São Jorge recebe neste sábado (17), Poli em Ação

Evento levará diversas atividades de lazer e esporte ao São Jorge O bairro São Jorge …

A Cidade de Uberlândia é a 1ª de Minas a gerar empregos em 2017

Cidade retoma criação de postos de trabalhos após dois anos de retração consecutivos Após dois …