Página Inicial / CIDADE / Horta pedagógica será inaugurada na Emei do Conjunto Santa Luzia

Horta pedagógica será inaugurada na Emei do Conjunto Santa Luzia


Projeto faz parte do programa ‘Jornada de Educação Alimentar’; desde o início de 2017, outras escolas do Município têm retomado atividade para estimular o consumo de frutas e verduras entre os alunos

A partir desta segunda-feira (11), as 136 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil do Conjunto Santa Luzia terão a oportunidade de plantar e colher alimentos que serão acrescentados na merenda escolar. O projeto faz parte da quarta etapa do programa ‘Jornada de Educação Alimentar’, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O objetivo da iniciativa é incentivar o consumo de alimentos sem agrotóxicos pelas crianças, além de ensinar às famílias que é possível plantar uma variedade de verduras e legumes em pouco espaço. Na ocasião, também será ensinado aos pais como confeccionar uma horta em vasinhos.

Trabalho conjunto

A horta é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Agropecuária, Abastecimentos e Distritos, além do Programa de Educação e Saúde Escolar e do Programa Municipal da Alimentação Escolar (Pmae). Num primeiro momento, será plantado morango, alface, rúcula, couve, salsinha, cebolinha, cebola e manjericão.

Para a diretora do Pmae, Tânia Martinelli, é importante que as crianças conheçam as etapas de plantio e colheita dos alimentos, até para facilitar a aceitação do paladar. “É comum que algumas crianças não gostem de alguns alimentos, como a rúcula, que é um pouco amarga. A partir do momento que eles estão colhendo, surge o interesse em experimentar o alimento. Vivenciar o ato de plantar o que comem na merenda escolar é um momento especial para as crianças, além de um aprendizado para a vida toda”, afirma.

Hortas escolares

Desde o início de 2017, as unidades de ensino do Município já têm desenvolvido projetos em parceria com a comunidade escolar e com instituições para retomar as hortas. O objetivo é desenvolver hábitos saudáveis, fazer com que os alunos conheçam o que comem na merenda e estimular o paladar e o contato dos estudantes com a terra, favorecendo assim o consumo de alimentos naturais e fresquinhos também em casa.

Os itens da horta escolar chegam para reforçar o cardápio já oferecido aos alunos da rede, que conta como itens básicos como arroz, feijão, óleo, macarrão, farinha de mandioca e molho de tomate, além de ovos, frutas, verduras, carnes bovinas e suínas.

Em respeito à faixa etária dos alunos e à suas necessidades, o Pmae conta com nutricionistas que elaboram menus diferenciados, com a quantidade diária ideal de nutrientes e adequados à Resolução/CD/FNDE 38, de julho de 2009, responsável por regulamentar a alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Prestigie!

O quê: Inauguração da horta escolar
Onde: Emei do Conjunto Santa Luzia, que fica na rua Manoel Fernandes Silva, nº 22, bairro Santa Luzia
Hora: 16h

Você pode Gostar de:

A quarta edição do Mercado de Pulgas é neste domingo (6)

Vem aí mais uma grande edição do já consagrado Mercado de Pulgas – Antiguidade e …

Encerrada a semana do desarmamento infanto-juvenil

O encerramento da Semana de desarmamento infantujuvenil aconteceu no Parque do Sabiá A iniciativa, que …

Abrigos de ônibus estão sendo instalados no Residencial Pequis

Implantação de novos equipamentos será realizada – na primeira etapa – em 50 bairros de …