Página Inicial / CIDADE / Dmae troca filtros na ETA Sucupira

Dmae troca filtros na ETA Sucupira

Procedimento foi realizado nos seis filtros da estação

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) fez a troca dos materiais filtrantes dos seis filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira, utilizados na etapa final do tratamento. Os filtros são responsáveis por reter partículas de resíduos que não foram removidas nos processos de coagulação, floculação e decantação. O trabalho não interfere na distribuição da água.

Com o passar do tempo, pela própria dinâmica do sistema e pelo processo de limpeza, os materiais utilizados para filtrar a água vão se perdendo e por isso é necessário fazer esse trabalho. “A troca dos materiais filtrantes é um procedimento rotineiro, que faz parte do processo de tratamento, e é fundamental para termos uma filtração eficiente e garantir a boa qualidade da água”, explica Farley Fabiano Ribeiro Silva, supervisor de produção e reservação de água. Assim como nos filtros utilizados em residências, que exige a troca e higienização das velas, na ETA também é necessário.

A posição e quantidade desses materiais são estabelecidas pela norma NBR 12216 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Os filtros são compostos por várias camadas de diferentes materiais como o cascalho, que fica na parte inferior e serve para dar sustentação, em seguida temos a areia e por último o antracito, que é um carvão mineral”, explica Farley Silva.

SECOM

Você pode Gostar de:

A quarta edição do Mercado de Pulgas é neste domingo (6)

Vem aí mais uma grande edição do já consagrado Mercado de Pulgas – Antiguidade e …

Encerrada a semana do desarmamento infanto-juvenil

O encerramento da Semana de desarmamento infantujuvenil aconteceu no Parque do Sabiá A iniciativa, que …

Abrigos de ônibus estão sendo instalados no Residencial Pequis

Implantação de novos equipamentos será realizada – na primeira etapa – em 50 bairros de …