Página Inicial / CIDADE / Com grande público, Seminário Cidadãos do Amanhã é aberto

Com grande público, Seminário Cidadãos do Amanhã é aberto

Prefeitura de Uberlândia é uma das realizadoras do evento

Foi aberto, na noite desta terça-feira (7), o 2º Seminário Cidadãos do Amanhã. A abertura deixou o auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberlândia (CDL) completamente lotado. O evento acontece até a próxima quinta-feira (9) e tem a Prefeitura de Uberlândia como uma das organizadoras. A proposta da iniciativa é discutir as boas práticas para promover a proteção de crianças e adolescentes, garantindo um futuro melhor a toda a sociedade.

Entre várias autoridades de diversos órgãos públicos, representou a Prefeitura de Uberlândia, em nome do prefeito Odelmo Leão, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Barbosa. Na oportunidade, ela dialogou com o público sobre a importância da ação. “É uma felicidade participar, mais uma vez, desse seminário. No primeiro, em 2011, também estávamos presentes. Cuidar das crianças e adolescentes é um dos focos desta gestão, com ações diárias para atuar em defesa desses futuros cidadãos”, ressaltou.

Justiça na escola

Para abrir o seminário, autoridades do Ministério Público de Minas Gerais, do poder judiciário, além da secretária municipal de Educação, Célia Tavares, mostraram ao público os resultados do programa ‘Justiça na Escola’, que percorre instituições municipais e estaduais executando uma série de atividades voltadas aos estudantes sobre seus direitos invioláveis.

Durante a apresentação, a secretária enfatizou a importância do projeto e os resultados positivos alcançados na vida dos alunos em decorrência da atuação. “É por isso que estamos trabalhando para dar continuidade ao projeto no ano que vem, lutando para incluir cada vez mais escolas municipais na lista de instituições atendidas, para poderem receber essas ações tão positivas para todo o ambiente escolar e familiar”, frisou.

Premiação

A primeira noite do evento também foi marcada por outra ação pertencente ao Justiça na Escola. Foram premiados os vencedores de um concurso de redação envolvendo alunos de 21 escolas de Uberlândia, que escreveram textos abordando questões importantes de ordem social vinculados às suas faixas etárias. Participaram da disputa, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental até estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Uma das pequenas escritoras premiadas foi Eduarda Evangelista Pires, de 12 anos, integrante da Escola Municipal do Bairro Shopping Park. Sua redação ficou em segundo lugar nas obras produzidas por estudantes do sétimo ano. “Estou muito feliz com o resultado. Esse projeto me ajudou bastante a conhecer meus direitos e deveres. Aprendi que todos os adolescentes têm o dever de conhecer seus próprios direitos. Espero que mais estudantes possam ter essa experiência como eu tive”, disse.

Seminário continua até quinta-feira

A noite de seminário teve ainda a palestra inaugural ‘Os desafios da educação na atualidade’, seguido de um debate sobre o tema. Várias outras atividades estão marcadas até a noite desta quinta-feira (9).

A realização do seminário do evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, Polícia Civil de Minas Gerais, Câmara Municipal de Uberlândia e Escola do Legislativo.

Programação:

Quarta-feira (8)
– 8h30 – Entrega de material
– 9h – Crianças e adolescentes em situação de risco pessoal, social ou familiar: atuação intersetorial e a interlocução com o sistema de garantia de direitos
– 9h30 – Debates
– 10h20 – Palestra “O adolescente e a formação profissional, aspectos legais do contrato de aprendizagem, aprendizagem profissional dos jovens em conflito com a lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)”
– 11h20 – Debates
– 14h – Mesas-redondas “Ações da Polícia Militar voltadas para a proteção da criança e do adolescente” e “Ambiente virtual, risco real: uma análise dos principais problemas envolvendo crianças e adolescentes”
– 15h20 – Debates
– 16h20 – Palestra “Os parceiros fundamentais da criança e do adolescente”
– 17h20 – Debates
– 18h – Encerramento

Quinta-feira (9)
– 8h30 – Apresentação das ações de Uberlândia para o cumprimento da lei 13.431, de 2017, que normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos das crianças e dos adolescentes vítimas ou testemunhas de violência
– 9h – Palestra “Crianças e adolescentes vítimas de violência: histórico e aplicação da lei 13.431, de 2017”
– 10h20 – Debates
– 11h – Palestra de encerramento do seminário “Revolução e educação socioemocional”
– 12h – Encerramento do evento

SECOM

Você pode Gostar de:

A quarta edição do Mercado de Pulgas é neste domingo (6)

Vem aí mais uma grande edição do já consagrado Mercado de Pulgas – Antiguidade e …

Encerrada a semana do desarmamento infanto-juvenil

O encerramento da Semana de desarmamento infantujuvenil aconteceu no Parque do Sabiá A iniciativa, que …

Abrigos de ônibus estão sendo instalados no Residencial Pequis

Implantação de novos equipamentos será realizada – na primeira etapa – em 50 bairros de …